O analisa político Erich Decat traz os três principais acontecimentos de Brasília no âmbito da política e da economia. Neste domingo (30), Decat entrevista Tatiana Pinheiro, economista-chefe da Panamby Capital.
No cenário internacional, os especialistas comentaram sobre o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidir manter, na quarta-feira (26), a taxa básica de juros dos Estados Unidos entre 0 e 0,25%.
De acordo com Tatiana, o destaque vale para os Estados Unidos, especificamente para o discurso de Jerome Powell. “Não trouxe grandes novidades, mas trouxe confirmações. A gente já esperava esse endurecimento da fala e do posicionamento do Fomc desde o ano passado.”, avaliou.
Powell disse que acredita que esse ciclo de tapering deve encerrar no início de março. “Toda a nossa política, principalmente econômica, vem se adaptando a esse mercado que ainda está em transformação”, afirmou.
“A nossa economia se manteve forte e muito resiliente, principalmente durante toda a pandemia que ainda continua acontecendo”, ressaltou Powell.
Segundo ele, o Fed continuará mantendo os objetivos de estabilidade de preços e de criação de empregos.
Questionada sobre o impacto que a decisão dos EUA no mercado brasileiro, a economista-chefe pondera. “Como o endurecimento da fala já vinha há algum tempo, não foi contrapé. Mas essas confirmações ao cenário diferente causaram apreensão ao mercado, sim”.
Decat e Pinheiro também avaliaram a situação brasileira diante das eleições que ocorrem este ano. No debate, ambos avaliaram o cenário político e econômico e como ele deve influenciar na corrida eleitoral que se aproxima – e os principais desafios.
Saiba os principais assuntos que poderão impactar em seus investimentos. Acompanhe a entrevista exclusiva de Erich Decat com a economista-chefe da Panamby Capital, Tatiana Pinheiro, no vídeo abaixo: