O Ibovespa opera em queda, nesta sexta-feira (28), após três altas seguidas e diante de nova sessão negativa em Wall Street.
Às 15h04, o Ibovespa caía 0,76%, cotado a 111.757 pontos.
Braskem (BRKM5) registra alta de 8,56%, após a Petrobras e a Novonor adiarem a oferta pública secundária de ações da companhia.
Petrobras ON (PETR3) cai 1,62% e Petrobras PN (PETR4) perde 1,92%.
Após três sessões de alta, Magazine Luiza (MGLU3) tem perdas de 6,79%, Gol (GOLL4) cai 4,09% e Azul (AZUL4) recua 3,73%.
Vale (VALE3) perde 1,08%, CSN (CSNA3) -2,02%, Gerdau (GGBR4) -0,22%, Metalúrgica Gerdau (GOAU4) -0,34% e Usiminas (USIM5) -2,03%.
Confira os destaques desta sexta-feira:
Braskem (BRKM5)
A Petrobras confirmou nesta sexta-feira o cancelamento da oferta secundária de ações da Braskem. Segundo a estatal, a desistência ocorreu diante da instabilidade das condições do mercado de capitais, que resultaram, neste momento, em níveis de demanda e preço não apropriados para a conclusão da transação.
A estatal informa que, em conjunto com a NSP Investimentos, em Recuperação Judicial, comunicou à petroquímica a decisão de cancelar a oferta pública de distribuição secundária de ações de titularidade de ambas. A operação seria realizada simultaneamente no Brasil e no exterior, sob a forma de American Depositary Shares, representadas por American Depositary Receipts.
A Petrobras informa, ainda, que permanece em vigor o “Term Sheet” celebrado com a Novonor, o qual estabelece compromisso de ambas as empresas realizarem a venda de suas respectivas participações societárias na Braskem, além de estabelecer diretrizes com o objetivo de migração da Braskem para o Novo Mercado.
Oi (OIBR3;OIBR4)
A Oi enviou, nesta sexta-feira, um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para explicar as fortes oscilações que os papéis sofreram nas últimas semanas. Ontem, as ações da operadora tiveram uma alta de 10%.
A companhia pontuou que não há fatos ou atos relevantes que, em seu entendimento, possam justificar possíveis “oscilações atípicas no número de negócios e na quantidade negociadade ações, além daqueles amplamente já divulgados ao mercado”.
Para a Oi, possíveis expectativas dos investidores com relação às aprovações regulatórias necessárias para a conclusão das operações podem ter contribuído para a alta dos papéis, apesar de, até o momento, ainda não ocorreram tais aprovações.
Taurus (TASA4)
A Taurus anunciou na última quinta-feira (27) que o Conselho de Administração aprovou um aumento de capital social de R$6 milhões.
No total, o capital social da companhia soma-se R$308 milhões. Ao todo são 118.099.545 ações, sendo 46.445.314 ordinárias e 71.654.231 preferenciais.
Para o aumento, foram emitidas 988.749 novas ações preferenciais, com os mesmos direitos atribuídos às demais ações preferenciais da Companhia e participando em igualdade de condições a todos os benefícios. Nisso, incluindo-se também dividendos e eventuais remunerações de capital que vierem a ser aprovados com a movimentação.
Méliuz (CASH3)
A empresa de programas de fidelidade Méliuz divulgou nesta quinta-feira que teve crescimento de 77% nas vendas brutas do quarto trimestre de 2021 ante mesmo período do ano anterior, para 1,7 bilhão de reais.
Na comparação com o terceiro trimestre, o desempenho dos três últimos meses de 2021 foi de alta de 52%.
A companhia afirmou que terminou dezembro com 22,4 milhões de contas, um crescimento de 1,6 milhão em relação a setembro. O número de usuários ativos foi de 9,4 milhões, ligeiramente abaixo dos 9,5 milhões do terceiro trimestre.
Com Reuters e Estadão Conteúdo