
Iain Duncan Smith, membro do parlamento e ex-líder do Partido Conservador, fez um alerta ao Parlamento do Reino Unido de que a China estaria usando métodos questionáveis para garantir que se torne um líder mundial em tecnologia de semicondutores. Ele destacou que a China identificou a tecnologia de semicondutores como uma área-chave que deseja dominar globalmente. Atualmente o setor é liderada por Taiwan, Coreia do Sul e Estados Unidos, com as fabricantes TSMC, Samsung e Intel.
Duncan Smith foi duro e disse que a China está “ocupada roubando tecnologia, obtendo os direitos de propriedade intelectual de outras pessoas e comprando empresas”.
As empresas de capital de risco chinesas vêm adquirindo participações em empresas europeias de tecnologia há anos, sendo o Reino Unido uma área de interesse particular.
Liu Pengyu, porta-voz da Embaixada da China nos Estados Unidos, negou as alegações de Duncan Smith, dizendo que ele não tem provas de que a China rouba propriedade intelectual e finalizou o comentário dizendo que a China nunca copiou nada de ninguém.
Chips são essenciais
Os chips são usados para alimentar diversas linhas de produção, desde sensores de estacionamento em carros, até sistemas sofisticados de mísseis. Hoje, o Mundo vive uma crise de desabastecimento.
Em 5 de julho, a Nexperia de propriedade chinesa divulgou a intenção de aquisição da Newport Wafer Fab, a maior fabricante de chips do Reino Unido. A NWF fabrica os wafers nos quais os circuitos eletrônicos são impressos. Embora a Nexperia esteja sediada na Holanda, ela é propriedade da Wingtech Technologies, com sede na China.
Enquanto algumas pessoas tentam alertar para o movimento chinês e suas implicações futuras, a China segue comprando empresas desenvolvedoras e fabricantes de semicondutores. Várias outras empresas europeias – incluindo a Imagination Technologies da Grã-Bretanha, a Linxens da França e a Ampleon da Holanda – foram vendidas a empresas chinesas.
O governo do Reino Unido inicialmente disse que não tinha planos de intervir na aquisição da Newport Wafer Fab, mas na última quarta-feira o primeiro-ministro Boris Johnson disse que o negócio estará sujeito a uma revisão pelo conselheiro de segurança nacional Stephen Lovegrove. A Ministra de Negócios do Reino Unido, Amanda Solloway, não considera a aquisição como uma preocupação de segurança nacional.