
Apesar de uma véspera com uma boa recuperação nas principais bolsas globais no Brasil e no exterior, esta quarta-feira (21) começa com uma certa apreensão do mercado com assuntos domésticos que deram certa cautela aos investidores ontem (20).
Por aqui, falas e decisões do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) devem ser reflexo para o dia no Ibovespa. Ontem, Bolsonaro anunciou, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, que pode vetar o projeto de reforma se houver aumento de carga tributária.
LEIA MAIS:
- Bolsonaro recomenda a recondução de Augusto Aras para a PGR
- Bolsonaro promete vetar reforma se houver aumento de carga tributária
No mesmo dia, ao calar da noite, presidente usou uma rede social para indicar a recondução do atual procurador-geral da República, Augusto Aras, ao cargo.
Ainda por aqui, parlamentares protocolaram um pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) anule a Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovada na semana passada.
A Peste Suína que tem se alastrado na China tem causado dificuldades ao mercado local. A preocupação do governo chinês com o surto da doença tem sido reflexo em ações de empresas frigoríficas.
O petróleo continua no radar dos investidores globais. A temporada de divulgação de balanços continua nesta quarta. Apesar da agenda vazia no Brasil, grandes companhias publicam seus resultados nos EUA
Estes e outros assuntos você também acompanha ao longo do dia durante a programação da BM&C News no YouTube. Confira os principais destaques para esta quarta:
Peste suína
O Ministério da Agricultura da China anunciou na terça-feira (20) que segue com dificuldade para controlar os casos de peste suína no país. Já foram 11 surtos reportados neste ano, além da identificação de novas variações do vírus.
A notícia movimentou as ações do setor na Bolsa. JBS (JBSS3) saltou 6,69%%, enquanto Marfrig (MRFG3) subiu 4,24%%. Minerva Foods (BEEF3) teve um ganho um pouco menor, de 1,60%.
O assunto deve se estender por hoje e continuar movimentando as ações destas companhias.
Orçamento
Um grupo de parlamentares protocolou um pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) anule a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada na semana passada e que define o Orçamento do governo para 2022.
A intenção é proibir o aumento do fundo partidário para R$ 5,7 bilhões, após forte rejeição popular. A análise do pedido deve ser feita pela ministra Rosa Weber, que assumiu a chefia da Corte até o fim do recesso judiciário.
A decisão da ministra pode movimentar a Bolsa nesta quarta-feira (21), uma vez que pode alterar as expectativas dos investidores sobre o Orçamento do país para o próximo ano.
Petróleo
Foco de grandes preocupações nos últimos dias, o preço do petróleo continua no radar dos investidores devido à publicação dos estoques de petróleo nos EUA, que será feita hoje.
O dado movimenta o preço do combustível, pois afeta a oferta do produto, e as ações da Petrobras (PETR4).
Resultados
A temporada de divulgação de resultados continua nesta quarta (21). Apesar da agenda vazia no Brasil, grandes companhias publicam seus resultados nos EUA. São elas Jhonson & Jhonson (NYSE: JNJ), Cola-Cola (NYSE: KO) e Nasdaq (NASDAQ: NDAQ).
Os resultados das gigantes de bens de consumo e do setor financeiro dão um sinal de como os setores se movimentaram no segundo trimestre, e isso pode movimentar o mercado por aqui também.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: