BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Crise hídrica faz geração de energia em Itaipu ser a menor em 27 anos

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em BM&C NOW

Segundo levantamento da empresa Itaipu Binacional divulgado nesta semana, a crise hídrica, que atinge alguns dos principais reservatórios do país, fez a geração acumulada de energia da usina de Itaipu em 2021 ser a menor para o período nos últimos 27 anos.

A hidrelétrica localizada na divisa com o Paraguai, no Paraná, uma das maiores usinas do mundo, costumava acumular recordes de geração de energia. Com a falta de chuvas, a produção caiu e algumas das turbinas da hidrelétrica chegaram a ser desligadas para aumentar a eficiência da usina.

LEIA MAIS:

  • JHSF fecha acordo para aquisição da Usina São Paulo
  • Petrobras registra recorde na oferta de GNL regaseificado

Em comparação ao ano passado, a produção até o momento está 12% menor. O ano de 2020 já teve a produção de energia considerada baixa pela empresa.

Por isso, uma comparação que está sendo usada pela empresa é com relação a 2016, ano em que Itaipu gerou a maior quantidade de energia da sua História. Na comparação com cinco anos atrás, a queda é de 35%, segundo a Itaipu Binacional.

Leia Mais

Tecnologia de captação de água da névoa no deserto

Com 1.700 metros de malha e zero energia elétrica, painéis gigantes no Deserto do Saara transformam névoa em 36 mil litros de água potável por dia e devolvem a dignidade a 16 vilas isoladas

29 de março de 2026
Conta de R$ 0,00: conheça a única cidade do Brasil onde ninguém paga água há 64 anos (e por que isso vai acabar)

Conta de R$ 0,00: conheça a única cidade do Brasil onde ninguém paga água há 64 anos (e por que isso vai acabar)

25 de janeiro de 2026

“A Itaipu destaca que continua atendendo plenamente os montantes de energia que estão sendo requisitados pelos sistemas elétricos brasileiro e paraguaio”, destacou a empresa, que tem a energia comercializada pela Eletrobras, em nota à imprensa.

A estatal também afirma que tem disponibilizado a potência necessária nos momentos de pico tanto para o Brasil quanto para o Paraguai.

“Face a esta crise hídrica histórica, reitera-se que a Itaipu tem adotado estratégias para operar a usina com máxima eficiência, de forma a continuar contribuindo com a manutenção da segurança do suprimento de energia elétrica ao Brasil e Paraguai, com a pronta disponibilidade de potência nos momentos de maior necessidade de ambos os países”, afirma o comunicado.

A hidrelétrica de Itaipu tem 14 mil megawatts de potência instalada e é o último aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná, bacia que  concentra a crise hídrica deste ano e onde estão instaladas algumas das mais importantes hidrelétricas do país. Como todas as reservas rio acima estão com níveis baixos, chega menos água em Itaipu.

O ano de 2021 foi o que menos entrou água no reservatório desde que a usina foi inaugurada, em 1984, também de acordo com dados da empresa. Com a pouca quantidade de água, Itaipu já precisou desligar oito de suas 20 turbinas. O objetivo, segundo a empresa, foi otimizar os recursos.

A hidrelétrica de Itaipu tem a produção de energia dividida com o Paraguai e é fundamental para o sistema, já que consegue gerar eletricidade ao longo de todo o ano.

Depois de Itaipu, a segunda maior usina do país em termos de potência é Belo Monte, no Pará, mas ela só consegue gerar energia próximo a sua capacidade em metade do ano.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo:

https://vimeo.com/event/845002

Assessoria de investimentos: os riscos que podem comprometer sua carteira

Empreendedorismo, IA e liderança: o que move negócios em transformação

O SUV mais vendido do Brasil entra em 2026 com consumo mais eficiente, manutenção barata e uma fórmula que desmonta rivais nas concessionárias

Ontem, a rádio Eldorado chegou ao fim. Um brinde a ela!

Singapura ergue muralha submarina com 227 blocos gigantes de concreto para construir o maior megaporto do mundo

O blindado soviético que introduziu o canhão de 115 mm de alma lisa revolucionou a perfuração de couraças durante a Guerra Fria

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.