O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,3% no terceiro trimestre, conforme dados revisados que foram divulgados nesta quarta-feira (22) pelo Departamento do Comércio. O número veio acima da última leitura, publicada em novembro deste ano, que apontava para um avanço de 2,1% na economia norte-americana no período.
Em relação ao crescimento de 6,7% no segundo trimestre, o resultado apresentado hoje ainda aponta uma desaceleração do crescimento econômico. O ritmo mais lento ocorre em meio a um novo surto de infecções por Covid-19 no país norte-americano. Além disso, as pressões inflacionárias também estão contribuindo para retardar o cenário de recuperação nos Estados Unidos.
No entanto, a leitura ficou acima das projeções dos analistas consultados pela Reuters, que esperavam que as análises anteriores fossem mantidas. Com isso, a expectativa era de que o Departamento do Comércio reiterasse o crescimento de 2,1% do PIB dos Estados Unidos no terceiro trimestre.
De acordo com o Escritório Federal de Análise Econômica (BEA, na sigla em inglês), a revisão reflete as atualizações do índice de preços de gastos com o consumo e do estoque privado de investimento. Além disso, o órgão federal ressaltou ainda que os Estados Unidos seguem sentindo os impactos da pandemia para a economia, visto que as atividades em algumas partes do país estão levando mais tempo do que o esperado para reabrir.