Atualizada às 9h10
Os principais mercados globais operam em queda neste início de semana, com os investidores repercutindo o avanço da variante ômicron, da Covid-19, pela Europa.
Nos EUA, o S&P 500 Futuro recua 1,24%, o Nasdaq Futuro perde 1,46%, enquanto o Dow Jones Futuro cede 1,08%.
O Reino Unido registrou 82.886 novos casos de covid no domingo, um salto de 72% em relação às 48.071 novas infecções registradas no último domingo – e a quarta vez em que o país tem mais de 80 mil casos registrados desde o começo da pandemia.
Por lá, os casos diários confirmados dispararam para números recordes nesta última semana. O governo impôs uma nova exigência para o uso de máscaras em ambientes fechados e ordenou que as pessoas apresentassem comprovante de vacinação ou um recente teste de coronavírus negativo para entrarem em boates e grandes eventos.
Na Holanda, um novo lockdown foi iniciado e deve durar ao menos três semanas, fechando lojas, bares, restaurantes, , cinemas, museus e teatros. As faculdades e escolas poderão ser reabertas em 9 de janeiro.
O país também limitou o número de pessoas que podem ir como hóspedes a uma casa, que caiu de quatro para duas, exceto no dia de Natal e Ano-novo. As regras fizeram com que longas filas se formassem nas lojas na manhã de sábado, quando as pessoas correram para fazer suas compras de Natal.
Jaap van Dissel, chefe da equipe holandesa de gerenciamento da pandemia, reforçou a previsão de outros países europeus de que a Ômicron deverá ultrapassar a Delta e ser dominante no final do ano.
Outras nações estão impondo novamente medidas restritivas para conter a nova onda de infecções por Covid-19.
Ministros na França, Chipre e Áustria aumentaram as restrições a viagens. Paris cancelou os fogos de artifício da véspera de Ano-Novo.
Com isso, os principais índices de ações da Europa operam em queda. O DAX 30, de Frankfurt, cai 1,99%, o CAC 40, de Paris, perde 1,21% e o FTSE 100, de Londres, cede 1,2%.
Petróleo em queda
Na esteira do avanço da Ômicron, os preços do petróleo também registram queda nesta segunda-feira.
O Brent recua 3,05% a US$ 71,27 o barril. Já o WTI cede 3,71 a US$ 68,23.
O receio dos investidores é que a alta disseminação da Ômicron pelo mundo afete a demanda por combustíveis.
Boletim Focus
O mercado reduziu pela 10ª vez seguida a expectativa para o crescimento da economia brasileira neste ano, ajustando levemente as contas para a inflação, mostrou a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.
Segundo a pesquisa realizada com uma centena de economistas, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 4,58% em 2021, redução significativa ante a expectativa de alta de 4,65% na semana anterior.
Para 2022, os especialistas seguem vendo expansão econômica de apenas 0,50%.
Os especialistas consultados semanalmente pelo BC ainda ajustaram o cenário para a inflação, vendo alta do IPCA de 10,04% este ano e de 5,03% no próximo, contra 10,05% e 5,02% antes, respectivamente.
Com Estadão Conteúdo e Reuters