BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Possível corte de R$ 70 bi anima mercado; Anúncio não é oficial

Maurílio Goeldner Por Maurílio Goeldner
14/11/2024
Em Análises

O Ministério da Fazenda teria indicado aos presidentes da Câmara e do Senado um corte de 70 bilhões de reais em gastos ao longo dos próximos dois anos. O plano prevê a redução de cerca de 30 bilhões de reais em 2025, com o restante sendo distribuído em cortes em 2026, conforme informações obtidas pela revista Veja.

A possibilidade de um corte substancial nos gastos públicos ocorre em meio à expectativa do mercado pela apresentação de um pacote abrangente de medidas de controle de despesas, que o governo federal havia prometido para após as eleições municipais. Essas eleições ocorreram há quase três semanas, e a demora para o anúncio gerou crescente apreensão entre agentes econômicos.

Especialistas do mercado consideram que a implementação dessas medidas pode reforçar a sustentabilidade do novo arcabouço fiscal, além de sinalizar um compromisso mais firme com a estabilidade das contas públicas. Para muitos analistas, a confirmação do pacote de cortes poderá reduzir o nível de ceticismo que tem predominado nas últimas semanas e fortalecer a confiança de investidores em relação ao ambiente fiscal do Brasil.

Leia Mais

BOLHA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Bolha da inteligência artificial? Alta das big techs entra na mira dos investidores

14 de fevereiro de 2026
varejo comércio

Varejo recua e confirma perda de fôlego da economia no fim de 2025, mostra PMC

13 de fevereiro de 2026

Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, analisou a situação: “Melhor que seja um valor mais alto mesmo, que demonstre algum esforço para reduzir os gastos. Não vai ser uma redução rápida, acredito que quase nenhuma medida. Nem sabemos se todas serão aprovadas, ano está acabando e a Reforma Tributária ainda não foi aprovada. Se os economistas conseguirem traçar cenários que a dívida/PIB pare de crescer nos próximos anos, já acalma muito.”

Jeferson Bittencourt, head de macroeconomia do ASA, analisou o cenário com cautela. “Não acredito que esse anúncio sozinho trará uma mudança significativa nos preços, a menos que venha acompanhado de sinais claros de que as medidas ajudarão a alcançar melhores resultados fiscais, o que melhoraria as perspectivas para a taxa de juros e a trajetória da dívida.”

A cidade histórica no Rio de Janeiro onde o mar invade as ruas e cria um espetáculo que supera o Caribe

A cidade mais alta do Brasil onde o frio é de verdade e a arquitetura parece saída da Suíça

Com 3.418 salas e 135.000 metros quadrados, o palácio real de Madrid, de 1735, tornou-se a maior residência real da Europa e um tesouro da arquitetura barroca

Com 13,29 quilômetros de extensão e inaugurada em 1974, a Ponte Rio-Niterói tornou-se a maior ponte de concreto protendido do Brasil e um marco da engenharia nacional

Com motor V16 híbrido de 1.800 cavalos e velocidade máxima de 445 km/h, o novo Bugatti Tourbillon virou a maior obra-prima da engenharia ao custar milhões de dólares em 2026

Essa cidade que foi fundada há quase 500 anos é a mais antiga do Brasil e impressiona com qualidade de vida exemplar

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.