Nesta terça-feira (15), o Ibovespa iniciou sua sessão em queda de 0,02%, aos 131.034,53 pontos. Ontem, o índice brasileiro virou e avançou, recuperando os 131 mil pontos.
O mercado tem agenda vazia e acaba acompanhando a queda forte do petróleo e também de baixa de outras commodities como o minério.
No cenário local, o presidente Lula sanciona uma série de projetos, enquanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de reuniões com as ministras da Gestão, Esther Dweck, e do Planejamento, Simone Tebet, além de outros representantes do governo.
Já nos Estados Unidos, os investidores aguardam mais resultados da temporada de balanços do terceiro trimestre e os dados do Balanço Orçamentário Federal que será divulgado às 15h.
Na Europa, foi divulgado que o mercado de trabalho do Reino Unido mostrou sinais de recuperação nos três meses até agosto, com a taxa de desemprego recuando levemente para 4%, em comparação com os 4,1% registrados anteriormente.
Além disso, a Eurostat publicou que a Produção Industrial na Zona do Euro avança 1,8% em agosto, impulsionada por bens de capital. Assim, os principais índices operam sem direção única.
Por fim, na Ásia, os principais índices encerraram o seu pregão de forma mista, com ganhos em parte, mas perdas na China e em Hong Kong.