Nesta segunda-feira (14), o Ibovespa inicia sua sessão em leve alta de 0,01%, aos 130.003,95 pontos. O índice brasileiro perdeu os 130 mil pontos após a última semana.
O dia é de agenda vazia, então o mercado reage aos dados do Boletim Focus.
O Banco Central divulgou ao mercado o novo relatório Focus, e nele a inflação e o PIB neste ano voltaram a subir, enquanto as estimativas para a taxa Selic em 2025 também foram revistas para cima.
Além disso, os investidores olham para os discursos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do Banco Central que assumirá a presidência da autarquia no fim do ano.
Nos Estados Unidos, o dia é de agenda vazia, após semanas de dados da inflação terem sido divulgados.
Na Europa, os principais índices do continente europeu operam sem direção única, por cautela sobre o estímulo fiscal chinês antes da reunião de definição de taxas do BCE. Além disso, o setor de luxo europeu estará em foco hoje dada a importância do mercado chinês, com o setor se beneficiando desde que Pequim começou a revelar estímulos.
Por fim, na Ásia, os principais índices do oriente fecharam o seu pregão em alta após coletiva de imprensa na China no sábado.