Os índices futuros dos Estados Unidos operam em ligeira alta nesta segunda-feira (13), com as expectativas do mercado em relação à reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve. Além disso, diversos bancos centrais ao redor do globo terão suas reuniões de política monetária, como o Banco Central Europeu (BCE), Bank of England (BoE) e o Bank of Japan (BoJ).
Os investidores da bolsa brasileira aguardam a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que sairá na próxima terça-feira (14), e mostrará indicações do ritmo de alta da taxa de juros. O Boletim Focus será divulgado agora pela manhã com indicações sobre as estimativas para o ano que vem, já que 2021 está próximo de acabar e as previsões estão consolidadas.
No campo político, a Câmara dos Deputados votará, na terça, os pontos alterados da PEC dos Precatórios no Senado, enquanto as partes em comum foram promulgadas na semana anterior. Outro ponto importante será a discussão do orçamento para 2022, que pode contar com um corte linear de 6% para as despesas não obrigatórias dos três Poderes, defendido pelo relator da proposta, deputado Hugo Leal (PSD-RJ).
O campo corporativo contou com o anúncio da Americanas de que seus acionistas aprovaram a proposta para simplificar sua estrutura societária, com uma única ação listada na B3. De acordo com a varejista, serão retiradas de circulação as ações LAME3 e LAME4 e a combinação dos papéis se dará por meio da distribuição das ações AMER3, com o objetivo de simplificar.
O Nubank encerrou sua primeira semana na Bolsa já fazendo parte do grupo de empresas mais valiosas da América Latina. Os papéis da empresa encerraram na sexta-feira com alta de 14,71% em Nova York, valendo US$ 11,85. Já na Bolsa brasileira (B3), os BDRs tiveram ganhos de 14,54%, cotados a R$ 11,50.
Confira a agenda econômica desta segunda-feira:
Hora | Região | Evento |
8h25 | Brasil | Boletim Focus |
9h | EUA | Relatórios mensal da OPEP |
15h | Brasil | Balanço comercial semanal |
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.