Sempre que um consumidor realiza uma compra e informa o CPF na nota fiscal, ele se beneficia. Contudo, muitas pessoas não entendem bem o que significa adicionar o número do documento na nota e acabam dizendo “não” aos atendentes nas lojas. Essa decisão é, na verdade, um grande equívoco!
Atualmente, das 27 unidades da Federação do Brasil, 15 implementaram o sistema de inclusão do CPF na nota. Essa foi uma estratégia desenvolvida pelos governos estaduais para controlar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e combater a evasão fiscal e a pirataria.
Como cadastrar o CPF na nota fiscal?

Adicionar seu CPF à nota fiscal é um processo bastante fácil. Sempre que você realizar uma compra, basta solicitar ao atendente que insira o CPF na nota. Para compras realizadas pela internet, a maioria das plataformas digitais e sites costuma oferecer essa opção durante o pagamento.
O estado do Rio Grande do Sul foi o pioneiro na implementação do programa de inclusão do CPF na nota fiscal. Atualmente, 14 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pará, Amazonas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná e o Distrito Federal, participam do programa.
Como consultar a nota fiscal pelo CPF?
Para consultar a nota fiscal utilizando o CPF de maneira online, siga estes passos:
- Entre no site da Secretaria da Fazenda do seu estado e procure pelo programa de nota fiscal.
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e busque pelo programa de notas fiscais.
- Faça um cadastro com suas informações pessoais, incluindo dados bancários, a fim de que você consiga resgatar parte dos créditos.
- Depois de se cadastrar, sempre que você inserir seu CPF na nota, ela aparecerá na plataforma.
- A consulta da nota fiscal poderá ser feita somente através do CPF e da senha que você cadastrou.
Dessa forma, você poderá monitorar todas as notas fiscais ligadas ao seu CPF e aproveitar os benefícios acumulados.
Quais são os benefícios de cadastrar o CPF na nota?
Cada estado possui seu próprio sistema de benefícios ao registrar o CPF na nota fiscal. Entretanto, os benefícios mais frequentes são os seguintes:
- Resgate de créditos: É viável o resgate de créditos acumulados. Embora cada estado tenha seu sistema específico para isso, o mais comum é que o resgate ocorra em forma de dinheiro na conta de forma periódica.
- Descontos: Em certos estados, é possível obter descontos no IPVA e IPTU, por exemplo.
- Prêmios: Alguns estados realizam sorteios de notas fiscais como uma maneira de encorajar mais cidadãos a inserir o CPF na nota, com prêmios que podem alcançar até R$ 1 milhão.
Confira a lista de estados que adotam a prática do CPF na nota, em ordem alfabética: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe.
Vale a pena cadastrar o CPF em compras pequenas?
Certamente, vale a pena! É comum que muitos consumidores só cadastrarem o CPF na nota fiscal em compras de maior valor, acreditando que apenas essas geram retornos significativos. Contudo, mesmo as compras pequenas, como aquele café na padaria, também oferecem algum tipo de benefício.
Embora cada estado determine os percentuais que retornam ao cliente, todas as aquisições ajudam a acumular créditos que podem ser resgatados ou convertidos em descontos posteriormente.
Uma curiosidade interessante: incluir o CPF na nota fiscal ajuda a combater a sonegação, tornando mais complicado para os comerciantes ocultarem suas receitas.
Cadastrar CPF na nota influência o score?
Essa é uma dúvida frequente entre as pessoas. O Serasa Score é a avaliação de crédito dos consumidores, variando de 0 a 1.000, e é um fator importante na aprovação de empréstimos, cartões e financiamentos. Quanto maior a pontuação, mais favorável é a situação.
Entretanto, a inclusão do CPF na nota fiscal corresponde a uma compra realizada, e não a uma dívida pendente. O fato de associar ou não o CPF à nota não altera a pontuação. A análise do Score considera uma série de critérios que avaliam o padrão de consumo, especialmente em relação às dívidas em aberto.
Dessa forma, é fundamental solicitar o CPF na nota para aproveitar os diversos benefícios oferecidos pelos programas, mas isso não influenciará na melhoria do Score.
Conclusão
Se você ainda não faz o registro do seu CPF nas notas fiscais, comece a adotar esse hábito em todas as suas compras, independentemente do valor. As vantagens são diversas e podem incluir créditos, descontos e a chance de ganhar prêmios em dinheiro.
E não se esqueça: além de usufruir de todas essas vantagens, você estará ajudando a combater a sonegação fiscal e a pirataria, contribuindo para um sistema mais justo e transparente.