Os três principais índices de Wall Street caíram entre 0,3% e 0,7% na semana passada, devido a preocupações com a alta da inflação e o enfraquecimento do sentimento do consumidor. Os investidores começaram a se concentrar em setores de crescimento, principalmente tecnologia, no final da semana.
“(O que) você está vendo no comércio de crescimento de valor é um termo que você usa no futebol – pés felizes. Os investidores estão prontos para abandonar um [setor] e mudar para o outro quando recebem algum tipo de notícia sobre a inflação.” disse Robert Pavlik, gerente sênior de portfólio da Dakota Wealth em Fairfield, Connecticut.
A montadora de carros elétricos Tesla ficou atrás de seus pares de tecnologia, caindo 2,9% depois que seu CEO, Elon Musk, entrou em uma briga com o senadr Bernie Sanders quando o político exigiu que os ricos pagassem sua “parte justa” dos impostos.
As quedas da Tesla seguem um recuo acentuado de 15,4% na semana passada, depois que Musk se desfez de um valor combinado de US$ 6,9 bilhões em ações da fabricante de carros elétricos.
O foco desta semana será nos relatórios de lucros de vários varejistas importantes, incluindo Walmart, Target, Home Depot e Macy’s. Seus resultados fecharão uma temporada otimista de lucros no terceiro trimestre, que empurrou Wall Street para novas máximas.
Os dados de vendas no varejo de outubro também serão divulgados na terça-feira (16), e devem mostrar o impacto da inflação sobre os gastos do consumidor.
“A inflação provavelmente vai acabar ajudando [os varejistas] de alguma forma, porque algumas dessas grandes empresas são capazes de … aumentar os preços e mantê-los bem próximos aos níveis de margem”, acrescentou Pavlik, da Dakota Wealth.
O aumento das expectativas de inflação impulsionou os rendimentos dos Treasuries, o que beneficiou as ações de grandes bancos. O setor financeiro da S&P somou 0,2%.
Às 11h56, no horário de Brasília, o Dow Jones Industrial Average subia 0,26%, em 36.194,89 pontos, e o S&P 500 avançava 0,27%, em 4.695,65 pontos. O Nasdaq Composite tinha alta de 0,30%, para 15.908,20 pontos.
A Boeing foi o principal impulso para o Dow Jones, subindo 4% depois que a Emirates anunciou um pedido de dois cargueiros 777 e quando a Saudi Arabian Airlines anunciou que estava em negociações com o fabricante de aviões para um pedido de jato de fuselagem larga.
O setor de materiais S&P ficou atrás de seus pares com uma queda de 0,7%, já que os sinais de fraqueza no setor imobiliário da China prejudicaram as principais mineradoras de metal. O setor é um dos principais impulsionadores da demanda global de metais.
A Dollar Tree adicionou 11,7% depois que o investidor ativista Mantle Ridge LP revelou uma participação de 5,7% na varejista de descontos.