Segundo a avaliação de Fabio Louzada, economista, planejador financeiro e fundador da Eu me banco, o Ibovespa caiu hoje (25), em mais um dia de correção, devido a dados do IPCA-15, que vieram acima do esperado. O indicador fechou o mês de julho em 0,30%, quando o esperado pelo mercado era 0,23%. Com isso, o IPCA acumula uma alta de 4,45% nos últimos 12 meses, maior do que os 4,06% registrados no acumulado até junho. Com esse dado acima do esperado, fica difícil ver o Copom diminuindo os juros no Brasil. Acredito que na próxima semana teremos uma manutenção da taxa Selic no patamar atual em 10,5%.
Entre as quedas, temos a ação do Carrefour, que cai pelo terceiro dia seguido após balanço do segundo trimestre divulgado na última segunda. O mercado não gostou do aumento no desconto de recebíveis da companhia no segundo tri devido a vendas parceladas, o que acabou aumentando as despesas da empresa.

Sabesp se destaca entre as quedas após movimento de realização de lucros. Santander também segue movimento de realização depois de reportar um balanço visto como positivo pelo mercado. O banco teve alta de 44% no lucro líquido recorrente no comparativo do ano e agradou os investidores do papel.
Já entre as altas, temos Lojas Renner, que sobe em movimento de ajuste mesmo com o IPCA-15 vindo acima do esperado. Mesmo com a queda do minério e do petróleo hoje, as ações da Vale tem leve alta com investidores na expectativa do balanço que será divulgado hoje. Já as petroleiras como PetroReconcavo e 3R Petroleum recuam.
Já o dólar cai após divulgação dos dados do PIB americano, que vieram acima do esperado, e que colaboram para que tenhamos uma primeira queda de juros por lá pelo FED em setembro. O índice de preço de gastos com consumo, o PCE, subiu em 2,6% no segundo tri, abaixo da alta de 3,4% no primeiro tri, o que também trouxe alívio para o mercado. Essa desaceleração é importante para que o FED possa tomar a decisão de baixar os juros. E quando a gente tem queda de juros, temos investidores saindo do país e buscando outras oportunidades, o que faz o dólar se desvalorizar.
Fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 125.954,09 (-0,37%)
- S&P 500: 5.399 (-0,51%)
- Nasdaq: 17.181 (-0,93%)
- Dow Jones: 39.935 (+0,20%)
- Dólar: R$ 5,64 (-0,15%)
- Euro: R$ 6,12 (-0,1%)