
Pelo menos cinco empresas foram atingidas pelo ataque cibernético sofrido pela companhia de call center Atento no último domingo (20): Azul, Cielo, Bradesco Seguro e Saúde, Itaú Unibanco e Telefônica Vivo.
Em entrevista à BM&C News, um funcionário da Cielo, que pediu para não ser identificado, confirmou que o sistema da empresa está comprometido e os acessos estão travados. “Você não consegue mexer no sistema e nele vem escrito que se não pagar o que está sendo pedido, vão vazar dados dos clientes”, confirmou o funcionário.
A assessoria da Cielo negou que os sistemas da empresa foram atingidos pelo ataque. “Diferente do publicado na reportagem ‘Pelo menos 5 empresas foram atingidas pelo ataque cibernético à Atento’, os sistemas da Cielo não foram afetados. A companhia acionou seu plano de contigência após ser notificada de que um de seus fornecedores sofrera um ciberataque. Além disso, as supostas declarações de um suposto colaborador da companhia não condizem com a realidade”, afirmou, em nota.
Já um funcionário da Bradesco Seguros e Saúde, que também pediu anonimato, disse que o sistema da empresa está comprometido. “As operações do Bradesco Seguro e Saúde também estão todas bagunçadas e a previsão é que continue assim até sexta feira”, confirmou o funcionário para a BM&C News.
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Já no site da companhia aérea Azul consta um alerta de que o sistema está indisponível. “Estamos trabalhando na resolução e em breve estará normalizado”, diz comunicado da Azul. Dois funcionários confirmaram ao jornal Valor que existem dificuldades em contatar a aérea por agências de viagens. Entretanto, o sistema de compras de passagens está funcionando normalmente.
A companhia aérea informou que está com sua central de atendimento indisponível desde domingo e que o ataque hacker prejudicou a empresa, que tem enfrentado desafios no back office e pós-vendas, geridos pela Atento.
No domingo, a Atento comunicou ter sofrido um ciberataque em seus sistemas no país e que interrompeu os serviços, temporariamente, aos clientes locais. “A fim de prevenir qualquer possível risco a nossos clientes, nós isolamos os sistemas afetados dentro da Atento e interrompemos as conexões de nossos sistemas com os clientes. Isto resultou em uma interrupção temporária do serviço”, disse a empresa em comunicado.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, vai notificar a Atento para que informe quantas e quais empresas tiveram o funcionamento das centrais de atendimentos afetado pela tentativa.
A multinacional espanhola informou que sua equipe de segurança conseguiu identificar a ameaça e que estava “trabalhando para contê-la, atuando para assegurar a segurança dos ambientes afetados antes de restabelecê-los on-line”.
A Atento não informou o tipo de ameaça que afetou seus sistemas. Os ataques mais comuns a empresas têm sido do tipo ransomware, no qual códigos maliciosos se infiltram nos sistemas das empresas até identificarem e criptografarem servidores com dados sensíveis, exigindo resgate para sua liberação, na maior parte dos casos. CVC, Fleury e JBS já sofreram esse tipo de ataque. No caso da JBS, vítima de um ataque cibernético no fim de maio, a empresa fez um pagamento de 11 milhões de dólares em bitcoins aos hackers, segundo reportagem da época publicada pelo “Wall Street Journal”.
As empresas Itaú Unibanco e Telefônica Vivo seguem recomendando aos clientes que usem os canais digitais.
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