A expectativa, segundo projeções Refinitiv, era de que o PIB tivesse crescimento de 1% no primeiro trimestre de 2021 frente os três meses anteriores

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou alta de 1,2% no primeiro trimestre de 2021 na comparação com o quarto trimestre de 2020 e de 1% na comparação com igual período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A expectativa, segundo projeções da Refinitiv, era de que o PIB brasileiro tivesse crescimento de 1% no primeiro trimestre de 2021 na comparação com os três meses anteriores. A mediana das expectativas era de alta de 0,8% na atividade econômica no primeiro trimestre de 2021 frente o mesmo período de 2020.
Leia também:
Ásia: bolsas fecham na maioria em alta, de olho em expansão da manufatura chinesa
Esse é o terceiro resultado positivo, depois dos recuos no primeiro (-2,2%) e no segundo (-9,2%) trimestres de 2020, quando a economia encolheu 4,1%, afetada pela pandemia. Em valores correntes, o PIB, que é soma dos bens e serviços produzidos no Brasil, chegou a R$ 2,048 trilhões.
Na comparação com o quarto trimestre de 2020, o PIB do primeiro trimestre cresceu 1,2% no primeiro trimestre, com ajuste sazonal. O agronegócio foi o destaque, com alta de 5,7% na mesma base.
A indústria apresentou leve crescimento de 0,7%. O setor de serviços também registrou uma pequena alta de 0,4%. Os investimentos, medidos pela formação bruta de capital fixo, subiram 4,6%, também com ajustes sazonais. O consumo das famílias recuou 0,1%, e o consumo do governo caiu 0,8%.