A cada ano, a Receita Federal abre a temporada para que milhões de brasileiros acertem as contas com o leão, reportando seus ganhos e gastos através da Declaração do Imposto da Pessoa Física (IRPF). Ao realizar este processo, muitos contribuintes acabam tendo direito à restituição do Imposto de Renda, o retorno do valor pago a mais durante o ano anterior. Em 2024, a partir de 31 de maio, começa o pagamento dessas restituições, seguindo um calendário de liberação pré-definido.
Existem critérios específicos para que parte dos contribuintes tenham prioridade nesse recebimento. Entre os principais beneficiados estão idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, e os professores que têm como principal fonte de renda o magistério. Essas prioridades seguem a mesma ordem estipulada em anos anteriores. A partir deste ano, a Receita Federal priorizará aqueles que optarem pela declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024 e solicitarem a restituição via Pix, desde que indiquem corretamente a chave.
Como garantir sua restituição mais cedo?
Uma dica valiosa é a pontualidade na entrega da declaração. Contribuintes que enviarem a documentação cedo garantem prioridade na fila da restituição. Portanto, organize-se rapidamente e forneça todos os dados à Receita Federal para acessar a restituição mais cedo possível.

Quais são as datas importantes para a restituição do IR 2024?
A Receita Federal mantém o cronograma de liberação da restituição em cinco lotes. Confira as datas de pagamento para não perder nenhum prazo:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 28 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 30 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
É importante ressaltar que a restituição corrigirá pela taxa Selic, acumulada desde maio até o mês anterior ao pagamento, com 1% de acréscimo no mês de depósito. Além disso, após transferido ao banco indicado, o valor não receberá mais correções, independentemente do momento em que o contribuinte o acessar.
Erro na indicação de conta ou cancelamento, o que fazer?
Se houver falhas ao indicar a conta para crédito ou se a conta indicada for cancelada, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por um ano. Posteriormente, medidas adicionais serão necessárias para resgatar o valor.
Consulte a situação da sua declaração facilmente
Dica final: Para aqueles que desejam verificar a situação da sua declaração do Imposto de Renda, a Receita disponibiliza ferramentas online como o portal “Meu Imposto de Renda” no site oficial. Com alguns cliques, você pode acessar informações sobre o processamento de sua declaração e a data prevista para a restituição do pagamento excessivo.
Lembrando que se manter informado e realizar a declaração é corretamente a melhor forma de evitar contratempos e garantir que tudo ocorra dentro do previsto com sua restituição do Imposto de Renda.