
Por aqui, a segunda-feira (30) começa com os investidores atentos com a divulgação do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado). A expectativa do mercado é que o indicador avance 0,90% em agosto. Pela manhã, o Banco Central divulgará o Boletim Focus, com a expectativa a respeito de inflação, juros e câmbio.
Leia também:
- ‘Guedes se desmoralizou por completo’, diz Eduardo Giannetti
- Saiba os assuntos que vão movimentar o mercado esta semana
No cenário internacional, o mercado segue repercutindo o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que disse não ter pressa para subir os juros.
Já o mercado de commodities, observa as consequências do furacão Ida no sul dos Estados Unidos. As tensões no Afeganistão também deve se destacar no noticiário hoje, após o ataque de drone em represália ao atentado do ISIS na última sexta-feira (27).
Além disso, os investidores ainda esperam pelos dados da China, que serão divulgados durante à noite.
Estes e outros assuntos você também acompanha ao longo do dia durante a programação da BM&C News no YouTube. Confira os destaques para esta segunda:
Política
O Congresso dá sequência à agenda de reformas nesta segunda. É aguardada que ocorra hoje a entrega do parecer da reforma administrativa. Com isso, a expectativa de leitura deve acontecer entre terça e quarta-feira.
Além disso, a Comissão de Fiscalização e Controle coloca em discussão o projeto que proíbe a inclusão das chamadas “despesas não técnicas” na conta de energia elétrica.
Crise hídrica
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na última sexta-feira que a conta de luz dos brasileiros permanecerá no mês de setembro com a bandeira tarifária vermelha patamar 2, o nível mais elevado de custos extras, em meio à grave crise hídrica enfrentada pelo país.
Apesar do anúncio, a entidade ainda não definiu o valor para a bandeira no mês que vem. Em nota, a Aneel afirmou que os valores estão em análise e serão divulgados posteriormente, em agosto, a bandeira vermelha patamar 2 teve custo adicional de 9,492 reais para cada 100 kilowatts-hora consumidos.
Agenda econômica
- OCDE divulga relatório sobre crescimento do PIB no 2TRI às 7h;
- FGV: IGP-M de agosto deve ter alta de 0,78%, mesma taxa observada em julho às 8h;
- Boletim Focus às 8h25;
- Alemanha/Destatis: CPI preliminar de agosto às 9h;
- EUA/NAR: vendas pendentes de imóveis às 11h;
- Governo Central deve ter déficit primário de R$ 25,750 bilhões em junho às 14h30;
- China/NBS: PMI industrial de agosto às 22h.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo