Nesta quarta-feira (20), o Ibovespa inicia sua sessão em alta de 0,07%, aos 127.616,92 pontos. No dia de ontem, o índice brasileiro terminou o seu pregão em alta de 0,45% aos 127.528,85 pontos.
A agenda do dia teve dados na Ásia e na Europa, porém, os mercados se voltam para o dia de Superquarta, tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos.
Na Ásia, os mercados fecharam majoritariamente em alta, com o Kospi sendo o maior destaque. Essa alavancada se dá após o banco central chinês (PBoC) deixar suas principais taxas de juros inalteradas e à espera do anúncio do Fed.
Na Europa, Reino Unido e Alemanha divulgaram dados importantes para o mercado local. O departamento de estatística da Alemanha, o Destatis, informou que o índice de preços ao produtor (PPI) do país caiu 4,1% em fevereiro ante igual mês do ano passado. No primeiro mês do ano, o indicador havia registrado queda anual maior, de 4,4%. Na comparação mensal, o dado caiu 0,4% em fevereiro.
No Reino Unido, a ONS, departamento de estatística informou que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) desacelerou para 3,4% em fevereiro, ante 4% em janeiro.
O indicador do mês ficou abaixo da expectativa de analistas, que previam arrefecimento da taxa a 3,5%. Na comparação mensal, o dado britânico subiu 0,6% em fevereiro.
Nos Estados Unidos, os mercado ficam estáveis, uma vez que estão à espera das decisões da política monetária do Fed. Wall Street está apostando que o Banco Central americano mantenha as taxas de juros inalteradas.
Por fim, aqui no Brasil, os investidores também se voltam para as divulgações do BC sobre a politica monetária. A previsão do mercado é de um corte de 0,50 ponto percentual (p.p.), o que leverá a Selic ao patamar de 10,75% ao ano. Porém além da queda, o Brasil espera também os comunicados e se o BC manterá sinalizações de novos cortes do juro nas próximas reuniões.
Acompanhe as notícias do mercado ao vivo no Youtube da BM&C News: