Nesta segunda-feira (11), um voo da Latam Airlines de Sydney para o Chile via Auckland teve um “problema técnico” causando uma movimentação na aeronave e deixou pelo menos 50 pessoas feridas. A informação foi dada pelo o New Zealand Herald, citando a companhia aérea.
Segundo o aplicativo de rastreamento de voo, a FlightAware, o avião aterrissou no aeroporto de Auckland conforme programado, no horário local. O jornal citou um passageiro que disse ter experimentado uma como se fosse uma queda rápida durante o voo.
Após o avião fazer o pouso, os passageiros desceram do avião para serem atendidos. Segundo o porta-voz da empresa de serviços de saúde Hato Hone St John, uma pessoa está em estado grave, enquanto as demais, que seria cerca de 50 pessoas, passaram por triagem no aeroporto porém não necessariamente todos ficaram com ferimentos.
Por fim, a Boeing não deu muitos detalhes do ocorrido, apenas passou por duas informações, a primeira era de que estava trabalhando para reunir mais informações e fornecerá todo o apoio à companhia aérea, e a segunda era um possível “problema técnico” no voo LA800 que afetou alguns tripulantes e passageiros.
Nesta terça-feira (12), a Latam se posicionou oficialmente sobre o incidente. Segue o comunicado:
“O LATAM Airlines Group informa que a aeronave do voo LA800 (Sydney-Auckland-Santiago), que transportava 263 passageiros e 9 tripulantes técnicos e de cabine, apresentou uma forte movimentação cujas causas estão sendo investigadas. O B787 de matrícula CC-BGG pousou às 16h26 (horário local) no aeroporto de Auckland, conforme programado.
Como resultado do incidente, 10 passageiros (2 com nacionalidade do Brasil, 1 da França, 4 da Austrália, 1 do Chile e 2 da Nova Zelândia) e 3 tripulantes de cabine foram levados a um centro médico para verificar o seu estado de saúde, e a maioria já recebeu alta. Somente 1 passageiro e 1 tripulante apresentam lesões que exigem mais atenção, mas sem risco.
Em paralelo, o LATAM Airlines Group está trabalhando de forma coordenada com as autoridades competentes para auxiliar nas investigações sobre o caso.
Para os passageiros que seguirão viagem com destino a Santiago (Chile) foi programado um novo voo (LA1130) para 12 de março de 2024, com decolagem em Auckland prevista para as 20h (horário local). A LATAM forneceu alimentação, hospedagem e transporte aos passageiros afetados pela suspensão do voo.
O LATAM Airlines Group tem como prioridade dar assistência aos passageiros e tripulantes do voo, e lamenta os inconvenientes causados por esta situação. Além disso, reforça o seu compromisso com a segurança como um valor inegociável das suas operações“.