O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem estado nas manchetes recentemente. Com a chegada de Março, foram anunciadas notícias impressionantes em relação à aposentação e benefícios para idosos com idade acima de 60 anos. A agência governamental está focada em atender as necessidades sociais e de previdência da população brasileira.
1º presente: redução da taxa de juros de empréstimo consignado

De acordo com uma reportagem de Renata Vasconcellos exibida no Jornal Nacional da Globo, o Conselho Nacional de Previdência Social aprovou a redução da taxa máxima dos juros de empréstimos consignados (descontados diretamente da folha de pagamento) para aposentados e pensionistas do INSS. A taxa foi diminuída de 1,76% para 1,72% ao mês, o que certamente proporcionará um grande alívio para os beneficiários do INSS que necessitam deste tipo de empréstimo.
2º presente: redução da taxa de juros do cartão de crédito
Outra vantagem para os idosos é a redução da taxa de juros dos cartões de crédito. A taxa passou de 2,61% para 2,55% ao mês, tornando o uso do cartão de crédito mais acessível e gerenciável para os beneficiários.
INSS se prepara para os pagamentos de março
O INSS, responsável pela concessão e pagamento de diversos benefícios como aposentadoria, auxílios e pensões, estabelece anualmente um calendário de pagamentos, permitindo que os beneficiários se programem financeiramente. Os pagamentos da aposentadoria são definidos com base no último número do cartão de benefício, sem levar em consideração o dígito verificador.
Para beneficiários que recebem até um salário mínimo, os pagamentos serão realizados entre os dias 22 de março e 5 de abril. Já os beneficiários que recebem um valor superior a um salário mínimo, o pagamento está programado para os primeiros cinco dias úteis de Abril.
Estas medidas positivas mostram o compromisso do INSS em apoiar idosos acima de 60 anos, garantindo que eles tenham acesso a serviços financeiros de maneira mais acessível e justa.