Devido ao processo de revisão e averiguação cadastral, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social tem convocado diversas famílias para atualizar suas informações no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). As atualizações são cruciais para que o governo tenha um retrato fiel da situação de cada família e, assim, consiga distribuir de forma justa os benefícios de programas sociais. O CadÚnico, que subsidia a aprovação de novos beneficiados em ao menos 30 programas de nível nacional, também é utilizado em seleções de âmbito municipal e estadual. Portanto, é de suma importância que o CadÚnico reflita a realidade de cada família cadastrada, evitando fraudes e assegurando que os verdadeiros necessitados sejam contemplados.
Quando atualizar as informações no CadÚnico?

Há três cenários que exigem a atualização das informações no CadÚnico:
- Quando dois anos se passam sem nenhuma atualização. Nesse caso, mesmo que nenhuma informação tenha sido alterada é preciso realizar a confirmação;
- Por convocação do governo. Nessa situação, o titular do benefício é chamado a comparecer em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) num prazo de 30 dias para que atualize seus dados ou justifique alguma informação;
- De forma voluntária. O próprio titular pode identificar a necessidade de atualizar suas informações caso tenha havido mudança de endereço, de escola das crianças e jovens, aumento ou diminuição de renda, entrada ou saída de um novo membro da família, nascimento ou morte de um novo membro da família.
O que o governo quer saber na atualização do CadÚnico?
Na atualização do CadÚnico, o governo busca informações com relação à composição familiar (quem são os membros e suas idades), local de moradia, fonte de renda, gastos mensais, frequência escolar de crianças e jovens, realização de pré-natal (no caso de mulheres gestantes) e realização recente de perícia médica (para beneficiários com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada).
Documentos necessários para a atualização do CadÚnico
Para realizar a atualização das informações no CadÚnico é necessário que o titular compareça ao CRAS com documento com foto de todos os membros da família, comprovante de endereço, carteira de trabalho, informe de rendimentos (caso haja), comprovante de frequência escolar, carteirinha de vacinação das crianças (se houver) e carteirinha de pré-natal (se houver). Essas medidas visam manter o cadastro atualizado e permitir o acesso aos benefícios sociais a todos que dele necessitam. Portanto, é crucial que o titular se mantenha atento às suas informações cadastrais e faça a atualização sempre que necessário.