O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) agora conta com uma ferramenta que aproveita todas as regras do próprio INSS, visando auxiliar os segurados na antecipação do benefício de aposentadoria: um simulador. A ferramenta, tem como principal função facilitar o cálculo do benefício, levando em consideração as mudanças introduzidas pela Reforma da Previdência.
As novas regras de aposentadoria de 2024

A Reforma da Previdência, promulgada em 2019, trouxe alterações significativas relacionadas às regras de aposentadoria. Uma delas é o sistema de pontos, que combina a idade com o tempo mínimo de contribuição previdenciária. Para os homens, em 2024, é necessário atingir a soma de 101 pontos, enquanto para as mulheres, a exigência é de 91 pontos. Outra alteração está relacionada à idade mínima para aposentadoria. A partir de 2024, os homens deverão ter 63 anos e 6 meses, e as mulheres 58 anos e 6 meses.
Simulador de aposentadoria: como funciona?
O simulador de aposentadoria do INSS é uma ferramenta online que utiliza os dados do segurado para calcular o melhor momento de se aposentar, conforme as regras atuais. Para isso, são consideradas informações como sexo, idade atual, idade pretendida para aposentadoria, tempo de contribuição até o momento e o valor médio de todos os salários ao longo dos anos de contribuição. A contribuição ao INSS varia de 7,5% a 22%, conforme a categoria em que o contribuinte se encaixa.
Mudanças para aposentadoria dos professores
Os professores, que são profissionais ligados à educação, também podem se aposentar por tempo de contribuição + a idade. O somatório deve resultar em 86 pontos para mulheres e 95 para homens. Em 2024, será necessário ter 25 anos de contribuição, se mulher, e 30 anos de contribuição, se homem.
A importância de se preparar para a aposentadoria
Preparar-se para a aposentadoria é fundamental na vida do trabalhador. Trata-se de planejar uma etapa da vida que, para muitos, é considerada como um prêmio após anos de trabalho dedicado. A aposentadoria oferece uma segurança financeira aos trabalhadores que contribuíram durante sua vida profissional. Com as novas regras do INSS e a ferramenta de simulação, é possível se organizar melhor para essa fase.
Em resumo
Com o simulador do INSS, fica mais simples para o trabalhador prever quando poderá se aposentar e qual será o valor do benefício. Entretanto, é essencial estar atento às constantes mudanças nas regras previdenciárias. O ideal é sempre buscar informações oficiais e contar com a assessoria de profissionais especializados na área.