Em junho de 2022, o Departamento Nacional de Trânsito lançou uma nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que trouxe uma série de inovações e ajustes para melhor atender seu objetivo. Além de um novo layout e um sistema aprimorado para prevenir fraudes, essa nova versão também inclui novas categorias, o que tem gerado muitas dúvidas entre os motoristas.
O que são as novas categorias da CNH?

Além das cinco categorias tradicionais conhecidas por todos (A, B, C, D e E), a nova CNH traz adicionalmente as categorias B1, C1, D1, BE, CE, C1E, DE e D1E. Isso eleva o número de categorias possíveis para um total de 14, contando também com a ACC, uma autorização especial para conduzir ciclomotores de até 50 cilindradas.
Eu preciso renovar minha CNH por conta das novas categorias?
A resposta para essa pergunta é não. Não há necessidade de renovar sua CNH apenas para se adequar às novas nomenclaturas estabelecidas pela Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Por que foram criadas novas categorias?
A adição dessas novas categorias no verso da CNH ocorreu para adequar o documento brasileiro ao padrão internacional. Esse ajuste visa facilitar a fiscalização da carteira de habilitação por agentes de trânsito de outros países. Em outras palavras, as novas categorias são divisões equivalentes às que já são utilizadas em diversos locais fora do Brasil.
Ainda temos as 5 categorias ‘oficiais’?
Sim! Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Artigo 143, o Brasil continua com suas 5 categorias de CNH “oficiais”. Portanto, para um motorista que possui a habilitação na categoria B e pretende dirigir um carro com mais um eixo de engate (categoria BE), por exemplo, nada muda. Isso só seria necessário se o condutor com a carta categoria B desejasse dirigir uma picape RAM 3500, que está enquadrada na categoria C.
Espera-se que essas explicações tenham ajudado a esclarecer sobre as mudanças ocorridas na CNH e trazido tranquilidade para aqueles com receio de terem que refazer seus exames para renovar a carteira. Se ainda possui alguma dúvida ou gostaria de compartilhar seu ponto de vista sobre as mudanças, convidamos para interagir conosco através de nossas redes sociais.















