Inovação em documentos pessoais é o que aguarda os moradores de Mato Grosso. A partir de março de 2023, a tradicional carteira de identidade, conhecida como Registro Geral (RG), irá progressivamente dar lugar à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O foco dessa modernização é fortalecer a segurança dos dados pessoais do cidadão, integrar suas informações utilizando o CPF como registro único, além de reduzir o risco de fraudes.
Por que o novo RG?

Além de consolidar a segurança na identificação pessoal, a CIN proporciona maior comodidade ao cidadão. O documento apresentará uma versão digital similar à CNH digital. Informações básicas, como nome social, tipo sanguíneo, fator RH e informação sobre doação de órgãos estarão agora na palma da mão, através de um simples toque na tela do celular.
Passo a passo para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional
Aqueles que estão pensando em fazer a troca do documento, não precisam ter pressa. O prazo para a solicitação da nova CIN irá se estender até 2032. O pedido pode ser feito em um dos 145 pontos de atendimento espalhados por cerca de 90% dos municípios de Mato Grosso, esse pontos de atendimento incluem as unidades do Ganha Tempo, delegacias da Politec, prefeituras que têm convênio e alguns cartórios. Para a solicitação é necessário ter em mãos:
- CPF
- Certidão de nascimento ou casamento (e de divórcio, se for o caso)
Todos os documentos deverão estar em bom estado e com as informações atualizadas.
Valores e validade do novo RG – CIN
A primeira via e as renovações da CIN serão gratuitas, entretanto, caso o processo seja realizado em cartório, pode haver cobrança de uma taxa de serviço. No caso de perda ou roubo do documento, a emissão da segunda via será cobrada.
O prazo de validade da CIN terá variações de acordo com a idade do titular. Por exemplo:
- Para crianças com até 2 anos, a validade é de 5 anos,
- Já para pessoas com idade acima de 60 anos, a validade do documento será indeterminada.