Em uma estratégia para mitigar os impactos econômicos da crise pandêmica global, o governo do estado de São Paulo instituiu o PIX Emergencial, um benefício no valor de R$ 540,00, como parte do programa Bolsa do Povo. Este está sendo disponibilizado para diversas famílias pertencentes ao núcleo populacional vulnerável e atendem aos critérios estabelecidos pelo próprio programa.
Para ter direito a esse benefício é preciso atender a alguns critérios específicos. O residente deve estar situado no estado de São Paulo e deve ser integrante de um núcleo familiar com renda per capita não superior a meio salário mínimo.
O que é o Programa Bolsa do Povo?

Lançado em 2021 pelo governo estadual de São Paulo, o Programa Bolsa do Povo, visa aporte e apoio financeiro aos habitantes do estado, por uma variedade de benefícios sociais, que englobam áreas como educação, saúde, segurança alimentar e geração de renda. O programa unifica vários auxílios sociais existentes, como o Bolsa Trabalho, oferecendo oportunidades de emprego, o Ação Jovem, que reforça o apoio a jovens em situação de vulnerabilidade, e o Aluguel Social, que ajuda famílias em vulnerabilidade habitacional.
Desbloqueio do PIX Emergencial: Como funciona?
O processo de desbloqueio do saque emergencial é feito de forma simples e intuitiva pelo aplicativo Caixa Tem. Inicialmente, o usuário deve baixar o aplicativo em seu respectivo dispositivo móvel (disponível para Android e iOS), acessar com suas informações de login (caso ainda não tenha, deve criar uma nova conta) e seguir os passos a seguir:
1. Na tela inicial, procurar pela opção de PIX Emergencial ou em um menu lateral.
2. Abrir a opção e verificar a disponibilidade do benefício.
3. Confirmar a identidade e fornecer algumas informações pessoais.
4. Escolher a opção de como receber o valor do benefício: transferência para uma conta bancária de preferência ou saque em um caixa eletrônico da Caixa.
Após essa solicitação, é feita toda uma operação de acompanhamento, feita através do Caixa Tem, que atualiza o usuário sobre a liberação do valor e o método de recebimento escolhido. Quando o valor estiver disponível, o beneficiário pode usá-lo conforme suas necessidades primárias.