No Brasil, trabalhadores que possuem fundos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem ter direito a uma liberação antecipada dos seus valores em estado de emergência. Esta proposta surgiu após o recém-anunciado decreto de emergência, deixando os cidadãos elegíveis perto de poder sacar somas significativas das suas contas.
O que é o saque de FGTS em emergências?

Conforme informado pela Caixa Econômica Federal, o saque calamidade do FGTS é um tipo de saque que permite a retirada dos fundos em circunstâncias urgentes e graves que resultem de desastres naturais. Para que este saque ocorra, é necessário que a cidade seja reconhecida como estando em estado de emergência ou calamidade pública pelo governo federal.
Quem tem direito ao saque e como proceder?
Assim que a Caixa autorizar a liberação dos fundos, os cidadãos de Porto Alegre terão 90 dias para solicitar o saque, podendo receber até R$ 6.220,00, a depender do saldo disponível em sua conta do FGTS. Contudo, ainda se espera uma definição sobre quais os cidadãos estarão elegíveis para este benefício.
Para fazer o pedido, basta seguir os passos a seguir:
1. Acessar o aplicativo FGTS ou o site da Caixa;
2. Fazer login com seu CPF e senha;
3. Clicar em “Meus Saques”;
4. Selecionar “Outras Situações de Saques”;
5. Selecionar “Saque Calamidade”;
6. Preencher o formulário com as devidas informações;
7. Anexar documentos comprovando a situação.
A liberação oficial pela Caixa para que os moradores da cidade possam solicitar o saque ainda é esperada.
Importância da liberação do FGTS em emergências
O acesso antecipado ao FGTS é crucial para ajudar os cidadãos a enfrentar momentos de crise. A liberação destes fundos fornece um recurso financeiro extra que pode ser alocado para reparos domésticos, emergências imprevistas e outros gastos resultantes de desastres naturais.
Nos próximos dias, espera-se a definição de quais cidadãos poderão se beneficiar deste recurso e de como a assistência será distribuída.