Bm&c news
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
Início Opinião

Opinião: não está cedo para Lula se achar a última bolacha do pacote?

Por Aluizio Falcão Filho
9 de outubro de 2025
Em Opinião, Política
Opinião: não está cedo para Lula se achar a última bolacha do pacote?
EnviarEnviarCompartilhar

A última pesquisa Quaest, divulgada ontem, mostra uma recuperação consistente da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: pela primeira vez, desde o início do ano, os índices de desaprovação (49%) e aprovação (48%) estão tecnicamente empatados. Quando comparamos esses números com os registrados em maio, observa-se o tamanho deste reerguimento. Naquele mês, a desaprovação do presidente era de 57%, contra uma aprovação de 40%.

Feliz da vida, Lula está em clima de “já ganhou”. “Quando chegar a época das eleições, cada um vai para o canto que quiser. Eu não vou implorar para nenhum partido estar comigo. Vai estar comigo quem quiser estar comigo. Eu não sou daqueles que ficam tentando comprar deputado. Não, vai ficar comigo quem quiser”, disse ele à TV Mirante, do Maranhão. “Se gente brincar em serviço, a gente acaba dando para o adversário a chance de ganhar que ele não tem hoje. É muito difícil alguém ganhar as eleições de nós em 2026, o governo vai terminar muito bem, o Brasil está vivendo um momento excepcional”.

Diante de tanto otimismo, é o caso de se perguntar: Lula está sendo realista ou se achando a última bolacha do pacote cedo demais?

Lembremos que o presidente conseguiu reverter um cenário aparentemente inexorável em questão de meses. Mas isso não quer dizer que os perigos que cercavam sua reeleição estejam totalmente eliminados. O Brasil, ao contrário do que diz Lula, não está passando por um “momento excepcional”. Ainda estamos enfrentando desafios complicadíssimos, com juros altos e crédito bastante restrito para empresas que não vivem exatamente em um mar de rosas. Em 2024, por exemplo, tivermos um recorde histórico no pedido de recuperações judiciais: 2.273 processos. Em 2025, esse índice melhorou um pouco, mas ainda está acima da média histórica. São cerca de 142 pedidos mensais (contra 125, o padrão dos anos anteriores).

Além disso, é preciso lembrar que a aprovação de Lula está longe de ser majoritária. Um empate técnico entre aprovação e desaprovação não configura um cenário de estabilidade política, muito menos de favoritismo incontestável. A base de apoio do presidente continua fragmentada, e a relação com o Congresso segue marcada por tensões e negociações difíceis.

Notícias Em Alta

Foto:
Ricardo Stuckert

Em busca de equilíbrio fiscal, Governo Lula ainda enfrenta barreiras

8 de outubro de 2025
Congresso em modo eleitoral: o que muda para a economia e os investidores

Congresso em modo eleitoral: o que muda para a economia e os investidores

8 de outubro de 2025

Do outro lado, a direita não está morta. Pelo contrário: os conservadores seguem com uma base fiel, presente nas redes sociais e em setores estratégicos da sociedade, como agronegócio, empresariado e igrejas evangélicas. A força demonstrada nas eleições municipais de 2024, com vitórias expressivas em capitais e cidades médias, também mostra que há um terreno fértil para a construção de uma candidatura de oposição competitiva em 2026.

Além disso, figuras da direita continuam com alto grau de engajamento popular. Mesmo com os desgastes, nomes como Tarcísio de Freitas e Romeu Zema mantêm índices de aprovação elevados em seus estados e são vistos como alternativas viáveis para uma candidatura nacional. Correndo em uma raia independente, mas com chances de surpreender, vem o governador paranaense, que começa a se apresentar, em algumas ocasiões, como “Carlos Massa Ratinho Jr.”.

Por fim, a economia mostra sinais de desaceleração depois de muitos meses com juros altos. Como muitos brasileiros votam com o bolso, qualquer frustração econômica pode abrir espaço para um discurso da mudança vindo dos oposicionistas.

Portanto, Lula pode estar comemorando antes da hora. A direita, com estratégia, unidade e um bom nome, ainda tem condições de disputar — e vencer — a eleição de 2026. Mas o jogo está longe de terminar. E como sabemos, em política, três meses podem ser uma eternidade. Imagine então o que pode acontecer em pouco menos de um ano.

Tags: OPINIÃOpolítica
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Opinião

Opinião: não está cedo para Lula se achar a última bolacha do pacote?

9 de outubro de 2025
Concursos Públicos

Concurso PM SP 2025 anuncia mais de 2000 vagas com salários até R$ 5 mil!

9 de outubro de 2025
Análises

Crédito privado sob pressão: juros altos elevam risco e exigem análise criteriosa

9 de outubro de 2025
Economia

IPCA de setembro é puxado por energia e mantém cenário de cautela para o BC

9 de outubro de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS