BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Nova exigência no CadÚnico deixa famílias em alerta em todo o Brasil

Larissa Por Larissa
16/06/2025
Em Direitos e Benefícios, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) passou por mudanças significativas em 2025, promovendo a maior modernização desde 2010. Com o objetivo de garantir mais segurança, precisão e eficiência no gerenciamento dos dados, o Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria com a Dataprev, implementou avanços tecnológicos e novas regras para o acesso e atualização do sistema.

Essas mudanças visam ampliar o controle das informações, evitar irregularidades e assegurar que a população de baixa renda continue tendo acesso facilitado a benefícios sociais como Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. As alterações também atendem à legislação mais recente, com critérios mais exigentes para inscrição e manutenção do cadastro.

O que mudou no CadÚnico em 2025?

Uma das principais novidades é a obrigatoriedade do CPF para todos os integrantes da família cadastrada. O CPF passou a ser o identificador principal no sistema, conforme determinação legal. O Número de Identificação Social (NIS) continua sendo utilizado, porém, sua geração para novos cadastros poderá demorar até 72 horas, tornando imprescindível o fornecimento imediato do CPF de todos os membros.

Para quem já estava inscrito antes da atualização, a migração dos dados ocorreu automaticamente, sem necessidade de novo cadastramento. No entanto, permanece a exigência de atualização cadastral a cada 24 meses ou sempre que ocorrerem alterações como mudança de endereço ou composição familiar. Em casos de famílias unipessoais, com apenas uma pessoa, a atualização só pode ser feita presencialmente, mediante apresentação de documento com foto e assinatura do termo de responsabilidade.

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

O CadÚnico é voltado, prioritariamente, para famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Famílias com renda superior podem ser incluídas desde que estejam vinculadas a programas sociais que exijam o cadastro como requisito para participação.

  • Famílias que se encaixam nos critérios de baixa renda definidos pelo governo federal;
  • Pessoas que vivem sozinhas, desde que cumpram os limites de renda;
  • Famílias já participantes ou interessadas em participar de políticas sociais federais.
Nova exigência no CadÚnico deixa famílias em alerta em todo o Brasil
Aplicativo CadÚnico (Créditos: depositphotos.com / sidneydealmeida)

Como consultar e atualizar o CadÚnico?

O cadastro inicial e as atualizações só podem ser realizadas presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos autorizados pela prefeitura local. O processo não está disponível online ou via aplicativo para novos cadastros, ou mudanças de dados.

A consulta a informações como NIS, status do cadastro e previsão de atualização pode ser realizada pelo site oficial do CadÚnico ou pelo aplicativo, informando nome completo, data de nascimento, nome da mãe e município. Em caso de divergências cadastrais com a Receita Federal, o benefício pode ser bloqueado até que a situação seja regularizada. A atualização do CPF pode ser feita pela internet, em cartórios, agências dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, além da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, que integra automaticamente os dados junto à Receita.

Leia Mais

Veja como tirar a nova identidade com CPF único e ativar a versão digital direto no aplicativo Gov.br

Como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional pela internet

16 de janeiro de 2026
BRASÍLIA

IOF, reforma tributária, IR e mais: os acontecimentos que marcaram Brasília em 2025

25 de dezembro de 2025

Como tirar dúvidas ou resolver pendências?

Em caso de dúvidas ou necessidades de regularização, é possível buscar atendimento presencial no CRAS, utilizar o telefone 121 do Ministério do Desenvolvimento Social, ou acessar o portal oficial do CadÚnico. No caso de pendências com CPF, além do atendimento digital, estão disponíveis os órgãos credenciados para atendimento presencial.

Com essas inovações, o CadÚnico se consolida como peça fundamental para a inclusão social, tornando o acesso a benefícios federais mais transparente, seguro e eficiente para milhões de famílias brasileiras.

Com capacidade para 132 mil pessoas e um design monumental, a arena indiana se tornou o maior estádio de críquete do mundo

A nova lei do IPVA que entrou em vigor, afetando motoristas em 2026

Ibovespa acumula alta na semana; Bolsas americanas fecham no negativo com juros em alta

Com sua fachada histórica de 1927 e erguido pelos torcedores, o estádio virou um símbolo da luta contra o racismo no futebol

Para que serve a mangueira que fica na roda de caminhões?

O templo do ninho do tigre é o mosteiro budista pendurado num penhasco a 3 mil metros que revela a paz de viver bem

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.