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Início Direitos e Benefícios

Governo Federal (09/12) emite comunicado para quem recebe o 13º salário!

Por BMCNEWS
9 de dezembro de 2024
Em Direitos e Benefícios, Economia, ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Feriado é decretado no dia 19 de março e traz alegria aos trabalhadores

Presidente Lula // Créditos: depositphotos.com / thenews2.com

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O 13º salário é uma gratificação anual assegurada aos trabalhadores brasileiros sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Este benefício serve como um complemento ao pagamento regular dos funcionários, especialmente no final do ano, e tem como objetivo proporcionar um alívio financeiro adicional nessa época do ano. O 13º é calculado com base no salário do trabalhador no mês de dezembro, o que inclui variações para aqueles que recebem comissões ou porcentagens como remuneração.

Como deve ser feito o pagamento do 13º salário?

O pagamento do 13º salário deve respeitar prazos específicos, que estão divididos em duas etapas. A primeira parcela deve ser paga até o final do mês de novembro. Caso essa data coincida com um fim de semana ou feriado, o depósito deve ser antecipado para o último dia útil anterior. A segunda parcela, por sua vez, deve ser depositada até o dia 20 de dezembro. Pagar o 13º em uma única parcela somente em dezembro é considerado ilegal.

O que fazer se o 13º salário não for pago no prazo?

Trabalhadores que não recebem o 13º salário nos prazos estabelecidos têm algumas alternativas para resolver a situação. Primeiramente, devem procurar o setor de recursos humanos ou financeiro da empresa e notificar o problema, cobrando o pagamento dos valores devidos. Caso isso não resolva, podem formalizar denúncias junto à Secretaria de Inspeção do Trabalho via seu portal online. O acesso ao portal exige registro no sistema “gov.br”. Além disso, sindicatos da categoria e o Ministério Público do Trabalho (MPT) podem ser buscados para suporte e mediação.

Governo Federal sanciona novo valor do salário mínimo para 2025! Confira o valor
Carteira de Trabalho com Dinheiro // Créditos: depositphotos.com / robertohunger

Quais são as penalidades para empresas que não pagam o 13º no prazo?

Empresas que não efetuam o pagamento do 13º salário dentro do prazo podem ser penalizadas. O atraso ou a falta de pagamento pode resultar em uma autuação por parte da fiscalização do Ministério do Trabalho. A multa é de R$ 170,25 por empregado, com o valor dobrado em casos de reincidência. Além disso, algumas convenções coletivas de trabalho podem exigir que o valor pago em atraso seja corrigido.

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Quem tem direito ao 13º salário?

O direito ao 13º salário é garantido a todos os trabalhadores com vínculo formal sob o regime da CLT que tenham trabalhado por pelo menos 15 dias no ano e não tenham sido demitidos por justa causa. Isso inclui:

  • Trabalhadores com carteira assinada
  • Servidores públicos
  • Aposentados e pensionistas do INSS
  • Trabalhadores rurais
  • Trabalhadores avulsos
  • Trabalhadores domésticos

Estagiários, por outro lado, não têm direito ao 13º salário, pois não são regidos pela CLT. A lei que rege os estágios não prevê a obrigatoriedade deste benefício.

Feriado no Fim de Semana: Como Isso Afeta os Trabalhadores?
Carteira de Trabalho // Créditos: depositphotos.com / rafapress

Como o 13º salário é impactado por impostos?

Sobre o valor total do 13º salário, incidem deduções de Imposto de Renda e contribuições ao INSS, aplicáveis apenas na segunda parcela. Já o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é deduzido tanto na primeira quanto na segunda parcela. Para trabalhadores que solicitaram o adiantamento do 13º nas férias, apenas a segunda parcela será paga no final do ano.

Tags: 13º SalárioCarteira de TrabalhoSaláriostrabalhadores
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