Aquele seu amigo cinéfilo pode torcer o nariz, mas até ele sabe que filmes de ação são a alma do cinema. Todo mundo precisa, de vez em quando, de uma dose de energia, tiros, Arnold Schwarzenegger, explosões, Keanu Reeves, lutas e bordões inesquecíveis. E é justamente isso que os filmes de ação entregam.
Embora o cinema de ação tenha vivido seu auge entre os anos 80 e 90, quase todas as décadas têm filmes inesquecíveis de ação. E, se você gosta do gênero, deveria conhecê-los. Veja a seguir nossa lista dos filmes de ação imperdíveis. Deixamos algum de fora? Diga qual.
O Futuro do Cinema de Ação
Missão: Impossível – Efeito Fallout (2018)
John Wick – De Volta Ao Jogo (2014)
O papai dos filmes de ação modernos. John Wick provou ao mundo na última década que qualquer história simples funciona como boa premissa para um filmaço de ação recheado de tiros, porradaria e explosões para todos os lados. Basta roubar o carro da pessoa errada. Resultado: o maior número de mortes já registrado em um filme de Hollywood.
Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
A diferença entre os Mad Max das antigas e o filme novo é gritante. Musculoso, sombrio, lírico, pulsante e frenético, Estrada da fúria mostra a história de Max (Tom Hardy) tentando ajudar Furiosa (Charlize Theron) a tirar cinco mulheres das garras do tirano Immortan Joe. Você dificilmente vai conseguir parar para espirar enquanto a guitarra estiver tocando – o que faz deste um dos melhores filmes de ação dos últimos tempos.
Um “Missão: Impossível” feito em 2018 era para ter sido uma bomba cansada e desgastada. Surpreendentemente, no entanto, esse é o melhor, mais elegante e mais ousado filme da franquia. De uma perseguição frenética em Paris a uma briga brutal em um banheiro, passando por uma luta num helicóptero sobre a montanha, tudo é executado de forma fantástica. E o filme se preocupa suficientemente com a física para fazer você sentir que tudo aquilo poderia realmente estar acontecendo.
Quais os Melhores Filmes de Ação dos Anos 80 e 90?
Os Caçadores da Arca Perdida (1981)
Você pode argumentar que o primeiro Indiana Jones é um filme de aventura, mas os 12 minutos iniciais do longa são a sequência mais eufórica do que qualquer outra no gênero. Steven Spielberg e George Lucas mostram como filmes podem ser uma máquina de entretenimento perfeita – cheia de escapismo. Pouco tempo para pensar, nazistas malditos, perseguições insanas e um humor na medida certa.
Rambo (1982)
Embora os filmes seguintes da franquia Rambo sejam bem bobos, o primeiro, também chamado de “First Blood”, é bem incrível. Conta a história de um veterano da Guerra do Vietnã que sofre de transtorno pós-traumático e é levado ao limite. A ação é mantida sob controle por Stallone em todo o momento.
Police Story – A Guerra das Drogas (1985)
Já falamos aqui sobre os filmes e lutas imperdíveis de Jackie Chan e esse é definitivamente um deles. Na história, ele é um policial disfarçado que tenta capturar um chefão do crime. Como? Com várias cenas de ação extremamente boas, incluindo uma perseguição de carro e gigantescos painéis de vidro. De tirar o fôlego.
A Ação Continua: Anos 90 e 2000
Duro de Matar (1988)
Há quem diga que é o melhor filme de Natal de todos os tempos. Mas é o filme de ação perfeito. Na história, um grupo de terroristas invade um arranha-céu e faz seus funcionários reféns. A única esperança é um homem trancado com eles, um herói solitário que deve matar os bandidos um por um. Um filme para quem não quer profundidade, compreensão, honestidade ou percepção intelectual. Só velocidade, intensidade, inteligência e piadas, além de violência e coisas que explodem.
O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991)
“O Exterminador do Futuro” é um filme de ficção científica perfeito, repleto de ideias e inovações. Mas, graças a seu orçamento limitado, a ação fica um pouco restrita. A sequência não sofreu tais contratempos. O diretor James Cameron recebeu um cheque em branco para realizar suas visões destrutivas mais extremas, e o resultado é um filme que vai de uma cena num incêndio a outra em que caminhões e carros de polícia estão explodindo.
Clássicos
Os Sete Samurais (1954)
Ele é longo, em preto e branco e não é o filme de ação ideal para uma noite de sexta-feira após três cervejas e um jantar. Mas a obra-prima do diretor japonês Akira Kurosawa é imperdível. No Japão feudal, uma pequena aldeia usa a última de suas reservas de arroz para pagar sete ronins sem mestre para protegê-los de invasores e garantir que não morram de fome. A partir daí, o ritmo só aumenta constantemente até o épico final.
O Estranho sem Nome (1973)
Quando um forasteiro chega na cidade, os locais não pensam muito sobre ele. Ele é sujo, sombrio, esquisito e nada mais. Mas tudo muda quando ele passa a enfrentar três criminosos. Depois de virar a cidade de cabeça para baixo e pintá-la de vermelho para se assemelhar aos próprios portões do inferno, o estranho deixa os criminosos seguirem seu caminho, até ele se vingar. Uma ação no melhor estilo velho oeste.
- Veja Os Melhores Animes de Romance no Streaming e Não Perca Tempo! – BM&C NEWS (bmcnews.com.br)
- Os 25 Melhores Animes Shounen da História, Saiba Onde Assistir! – BM&C NEWS (bmcnews.com.br)
- Animes Shounen que Merecem Mais Reconhecimento! Veja a Lista – BM&C NEWS (bmcnews.com.br)