As melhores séries de médicos podem ser difíceis de definir, visto que, desde o começo dos anos 2000, esse se tornou um gênero próspero para as séries de TV. Atualmente, essas produções estão distribuídas em streamings como Netflix, Amazon Prime Video, Max, Globoplay e Claro TV+. Exemplos desse tipo de obra aclamada pela crítica são The Knick (2014) e House, M.D. (2004).
Outros seriados como Médicos em Colapso (2024) e Scrubs (2001) conseguem explorar o ambiente hospitalar em títulos de dorama e sitcom, respectivamente. Pensando em trazer mais do que Grey’s Anatomy.
Confira as 15 Melhores Séries de Médico Segundo a Crítica
- Grey’s Anatomy (2005 – )
- House, M.D. (2004 – 2012)
- ER: Plantão Médico (1994 – 2009)
- The Good Doctor (2017 – 2024)
- Médicos em Colapso (2024)
- Saving Hope (2012 – 2019)
- O Residente (2019 – 2023)
- Uma Chance de Vida (2013)
- Estética (2003 – 2010)
- The Knick (2014 – 2015)
- Sob Pressão (2017 – )
1. Grey’s Anatomy (2005 -)
Nessa trama, acompanhamos um grupo de médicos amadurecendo profissionalmente e pessoalmente, com relações que se interligam graças ao apoio e amizade que surgem. Tudo começa com a história de Meredith Grey (Ellen Pompeo), que acaba de entrar no programa de residência. Na equipe, ela encontra o apoio e suporte que precisará para se manter firme durante os próximos anos.
Grey’s Anatomy, disponível no Disney+, se tornou uma das mais reconhecidas séries a abordar o tenso ambiente hospitalar, com impressionantes 21 temporadas ainda em continuidade. Alguns dos personagens centrais são vividos por Ellen Pompeo, Chandra Wilson e Patrick Dempsey. A produção tem quatro premiações no Emmy e foi avaliada com 84% de aprovação no Rotten Tomatoes. No IMDb, uma nota 7,6 lhe foi agregada.
2. House, M.D. (2004 – 2012)
Doutor House é famoso por sua genialidade em formular diagnósticos, e também por seu ceticismo e antipatia com pacientes. O especialista em infectologia e nefrologia seleciona quem considera apto, de acordo com seus próprios critérios, para fazer parte de sua equipe renomada. Juntos, eles se propõem a resolver os mais intrigantes, complexos e insolúveis casos utilizando tudo que a ciência tem a oferecer.
Hugh Laurie é o rosto por trás do personagem antissocial, House, e contracena com Omar Epps e Robert Sean Leonard. A série conseguiu uma aprovação geral de 90% no tomatômetro e 8.5 no IMDb. A obra está disponível para assinantes da Netflix, Max e Amazon Prime Video.
3. ER: Plantão Médico (1994 – 2009)
Aqui, conhecemos o cotidiano conturbado por emoções pessoais e dilemas profissionais dos médicos e enfermeiros de um fictício hospital público de Chicago. Na trama, acompanhamos, sob a perspectiva desses doutores, os desafios de gerir e atender em um hospital onde pessoas se acumulam em filas de atendimento. Tudo começa quando conhecemos Greene, Ross, Lewis e outros médicos da equipe que se prepara para mais um dia no pronto-socorro.
Além do astro de cinema George Clooney, o elenco também é composto por Anthony Edwards, Julian Margulies e Sherry Stringfield. A série criada por Michael Crichton teve 15 temporadas e foi campeã de 23 prêmios Emmy ao total, que se somam a inúmeras outras premiações. ER está avaliada com 7,9 no IMDb e recebeu 83% de aprovação dos críticos do RT. Está disponível na Max (antiga HBO Max).
4. O que Faz The Good Doctor se Destacar?
The Good Doctor ficou conhecida por pautar uma causa importante em um cenário não convencional, abordando a história do jovem doutor Shaun Murphy (Freddie Highmore), um homem com autismo que acaba de começar a carreira em um hospital famoso. A série retrata todas as dificuldades enfrentadas por médicos neurotípicos, bem como os desafios pessoais do protagonista no ambiente de trabalho e em suas interações sociais dentro e fora do hospital.
As sete temporadas de The Good Doctor são parte do catálogo do Globoplay, e acumulam no IMDb nota 8,0. A produção finalizada este ano tem no elenco Freddie Highmore, além de Richard Schiff e Hill Harper. No RT, 63% de aprovação foi concedido pelos críticos.
5. Médicos em Colapso (2024)
Em Médicos em Colapso, conhecemos Jung-woo (Park Hyung-sik) e Ha-neul (Park Shin-hye), estudantes de medicina rivais que se especializam em diferentes áreas. Separados e reunidos pelo destino, os dois agora enfrentarão problemas pessoais e serão obrigados a procurar apoio um no outro enquanto também vivenciam o ambiente hospitalar. Conforme o tempo passa, a inimizade dá lugar ao laço do suporte recíproco, que logo se transforma em algo mais.
O romance é uma das produções sul-coreanas originais da Netflix, e possui apenas 16 episódios. Além de Park Hyung-sik e Park Shin-hye, a série também conta com as atuações de Yoon Park e Kong Seong-Ha. O dorama lançado este ano foi avaliado no agregador IMDb com nota 7,5 e por enquanto, segue invicto no RT com 100% de aprovação da crítica. Na principal plataforma de avaliação de séries asiáticas, My Drama List, sua pontuação atingiu 8.3.
- 10 Filmes de Ficção Científica Imperdíveis na Max! Assista Hoje! – BM&C NEWS (bmcnews.com.br)
- D23 Brasil: A Disney chega em São Paulo com novidades e muita magia. – BM&C NEWS (bmcnews.com.br)
- O Filme de Ação Mais Aclamado do Ano Chega à Netflix Após Fazer Sucesso nas Telonas – BM&C NEWS (bmcnews.com.br)