BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

INSS Muda regra de Empréstimo Consignado para 2025! Veja agora

BMCNEWS Por BMCNEWS
14/09/2024
Em Direitos e Benefícios, INSS, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou uma série de mudanças que prometem modificar a maneira como os aposentados e pensionistas poderão solicitar empréstimos consignados. A medida visa reduzir o assédio que esses segurados sofrem das instituições financeiras durante a oferta de crédito, proporcionando uma experiência mais segura e controlada.

A mudança acontece a partir de 1º de janeiro de 2025, quando os recém-aposentados e pensionistas que desbloquearem essa função pelo App Meu INSS poderão solicitar um empréstimo consignado. Isso representa um avanço significativo, dado que atualmente, nos primeiros três meses (90 dias) de pagamento da aposentadoria ou pensão, os segurados não podem contratar este tipo de empréstimo e ficam com essa função bloqueada em qualquer instituição financeira.

O que vai mudar no consignado do INSS em 2025?

INSS Muda regra de Empréstimo Consignado para 2025! Veja agora
Créditos: depositphotos.com / rafapress

A principal mudança é a permissão para que os aposentados e pensionistas que recebem seus pagamentos há mais de três meses possam pedir pelo empréstimo consignado e cartão consignado. O objetivo do INSS é permitir maior flexibilidade na gestão financeira dos segurados, ao mesmo tempo, em que adota medidas para evitar assédio bancário.

  • Autorização: O cidadão deve autorizar pelo App Meu INSS a contratação de crédito consignado.
  • Período restrito: Até o 90º dia de pagamento do benefício, o crédito só pode ser solicitado no banco onde o segurado já recebe seu salário.
  • Período liberado: A partir do 91º dia, as solicitações podem ser feitas em outros bancos.

Por que o INSS está limitando a contratação do consignado?

O INSS defende que limitar a contratação do consignado apenas ao banco que já paga o salário do cidadão é uma maneira eficaz de evitar o assédio bancário. Ligações incessantes, mensagens de texto e insistências constantes para contratação de crédito são algumas das práticas que o INSS espera reduzir com essa medida.

Leia Mais

Mercado de trabalho

Mercado de trabalho brasileiro vive a era da porta giratória

4 de fevereiro de 2026
Idosos e suas famílias, cuidado com falsos funcionários do INSS que visitam residências para roubar dados

Idosos e suas famílias, cuidado com falsos funcionários do INSS que visitam residências para roubar dados

28 de dezembro de 2025

“A partir do momento que o INSS bloqueia o benefício e restringe ao banco pagador, o assédio de demais instituições tende a cair”, afirma o órgão.

As críticas à nova medida do INSS são justificadas?

Apesar das boas intenções do INSS, a medida não é unânime. Diego Cherulli, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), discorda da decisão. Segundo ele, a ação apenas adiaria as propostas de crédito, sem realmente solucionar o problema.

“Não vai mudar nada porque os dados vão continuar circulando entre as instituições financeiras. E, independentemente do prazo, mesmo passando de 90 dias, o assédio vai continuar“, opinou o diretor do IBDP em entrevista ao jornal Extra.

Com isso, a nova regulamentação imposta pelo INSS gera um debate acerca da sua eficácia em proteger os aposentados e pensionistas. Enquanto o Instituto defende que as limitações são necessárias para reduzir o assédio, especialistas do setor acreditam que as medidas podem ser insuficientes.

Resta aos futuros aposentados e pensionistas acompanhar de perto essas mudanças e se manterem informados para tomar decisões financeiras que atendam melhor às suas necessidades e garantam maior segurança e tranquilidade.

Veja Também:

  • Pente-fino no INSS Alcança 40% da Meta! Quem está na Mira? – BM&C NEWS (bmcnews.com.br)
  • Idade Mínima do INSS Chega ao Fim: Nova Opção Para Quem Trabalhou de Carteira Assinada! – BM&C NEWS (bmcnews.com.br)

Construída em formato de leque: a única capital brasileira totalmente no Hemisfério Norte que foi desenhada com inspiração nas ruas de Paris

Com capacidade para 60 mil pessoas e construído para a primeira Copa em 1930, o Estádio Centenario tornou-se o maior monumento do futebol mundial

Com 106 andares, e 352 metros, o maior prédio de todo o país equivale a um transatlântico gigante colocado em pé e permite morar acima do mirante mais alto da cidade

Com um acervo de mais de 5.000 peças e sediado em um palácio de 1879, o Museu de Arte da Bahia tornou-se o mais antigo e prestigiado do estado

Eles encontraram 300 mil artefatos antigos e precisaram aprofundar o metrô grego para 31 metros, unindo a engenharia moderna à história milenar

Ibovespa sobe em linha com exterior; guerra no Oriente Médio segue no radar

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.