O Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil anunciou que a partir do próximo dia 1º de março, entrará em vigor a nova plataforma digital para gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, chamada de FGTS Digital. A expectativa é que esta nova ferramenta revolucione os processos envolvidos na gestão do FGTS, simplificando e agilizando os procedimentos para empregadores e empregados.
FGTS Digital: uma inovação na gestão

A plataforma FGTS Digital nasce para melhorar a arrecadação, facilitar a prestação de informações para empregadores e trabalhadores, aprimorar a fiscalização, a apuração e o lançamento e a cobrança de valores devidos.
Estima-se que, antes da implantação do FGTS Digital, os empregadores gastariam cerca de 34 horas mensais no recolhimento. Com o novo sistema digital, esse tempo pode ser significativamente reduzido, levando a uma significativa economia de tempo e custos operacionais.
Economia de tempo e redução de custos com o FGTS Digital
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, estima que a nova plataforma digital pode resultar em uma economia de até 36 horas mensais, que seriam gastas pelos empregadores nos procedimentos de recolhimento do FGTS. “O novo sistema proporciona redução de custos operacionais incorridos pelo fundo de aproximadamente R$ 144 milhões por ano”, afirma Marinho.
Durante um período de testes da plataforma, que ocorreu entre agosto de 2023 e janeiro de 2024, uma versão de produção limitada foi disponibilizada para que os empregadores explorassem os serviços e funcionalidades do sistema, e já se preparassem para a nova sistemática.
FGTS Digital se integrará com o eSocial
A nova plataforma FGTS Digital será integrada com o eSocial, o sistema onde os empregadores fornecem os dados contratuais e de folha de pagamento. Assim, eles terão acesso a um sistema que permitirá a geração de guias personalizadas de maneira rápida.
Além disso, o sistema permite o cálculo de indenizações compensatórias, a obtenção de extratos detalhados por trabalhador ou resumos consolidados por empregador, bem como a solicitação de estornos e parcelamentos.
Para quem ainda tem dúvidas sobre a plataforma, a equipe técnica realizará plantões de tira dúvidas nos dias 7 e 28 de março, através do YouTube, para esclarecer questões de empregadores e usuários da plataforma.