O Governo Federal estendeu pela segunda vez a data inicial para a emissão da nova Carteira de Identidade dos Estados. O prazo, que deveria ter terminado no dia 6 de novembro, foi adiado. Até o momento, 12 estados brasileiros já iniciaram a emissão da nova identidade. Entre eles, Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, aproximadamente 2 milhões de novas carteiras de identidade já foram emitidas no formato atualizado. Está previsto que este novo modelo de RG, que consolida uma série de outros documentos, deverá substituir gradualmente os atuais RGs.
Quanto custa fazer o novo RG?

Para os cidadãos que obtêm pela primeira vez ou que necessitam renovar sua identificação, a emissão da nova carteira é gratuita. No entanto, se for solicitada uma segunda via devido a perda, roubo ou estrago, será cobrada uma taxa de R$ 51,39. O tempo médio para a emissão é de até 10 dias úteis.
Qual a função do novo RG?
Esta nova Carteira de Identidade, disponível tanto em formato físico quanto digital, combinará o número do CPF com todos os outros documentos, incluindo o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Cartão do Sistema Único de Saúde, entre outros.
Hoje em dia, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, todos os brasileiros passarão a usar apenas o CPF como número de identificação. Um dos objetivos é coibir fraudes, evitando registros duplicados. Este novo documento também incluirá um QR Code que permitirá a verificação de todos os dados do cidadão.
Como solicitar a emissão da nova Carteira de Identidade?
Para solicitar a nova identidade, o cidadão deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu estado, agência, unidade do Poupatempo ou delegacia. É necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, em formato físico ou digital. Em seguida, o novo documento será emitido.
Para ser atendido no Poupatempo, é preciso efetuar um agendamento prévio através dos canais digitais: no portal online, no aplicativo Poupatempo ou através do assistente virtual “P”, acessível pelo site e também pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.