BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Produção industrial cresce 0,4% de julho para agosto

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira (3), no Rio de Janeiro, pelo IBGE

Agência Brasil Por Agência Brasil
03/10/2023
Em ECONOMIA
Produção industrial cresce 0,4% de julho para agosto
Usina de Cana Estivas. Natal (RN) 20.04.06 – Foto:José Paulo Lacerda

A produção industrial do país cresceu 0,4% em agosto deste ano, na comparação com julho. O resultado veio depois de uma queda de 0,6% em julho. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira (3), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O setor apresentou alta de 0,5% na comparação com agosto de 2022. No entanto, ele soma quedas de 0,3% no acumulado do ano e de 0,1% no acumulado de 12 meses.  

“Mesmo com o resultado de crescimento em agosto de 2023, a indústria permanece distante de recuperar as perdas do passado recente, estando, nesse momento, 1,8% abaixo do patamar pré-pandemia, ou seja, fevereiro de 2020, e 18,3% abaixo do ponto mais elevado da série histórica, que foi alcançado em maio de 2011”, disse o gerente da pesquisa, André Macedo. 

Aumento da produção industrial

Na passagem de julho para agosto, 18 dos 25 ramos industriais pesquisados pelo IBGE apresentaram aumento na produção, com destaques para farmoquímicos e farmacêuticos (18,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (5,2%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (16,6%). 

Leia Mais

Gabriel Galípolo

Galípolo diz que Brasil precisa enviar sinais claros para atrair capital estrangeiro

12 de fevereiro de 2026
Créditos: depositphotos.com / BrianAJackson

A semana no mercado: inflação, atividade econômica e temporada de balanços

9 de fevereiro de 2026

Entre as seis atividades em queda, os principais recuos ficaram com indústrias extrativas (-2,7%), produtos diversos (-8,0%), couro, artigos para viagem e calçados (-4,2%) e de metalurgia (-1,1%). Celulose, papel e produtos de papel integram um segmento que apresentou estabilidade no mês. 

Na análise das quatro grandes categorias econômicas da indústria, três tiveram alta: bens de consumo duráveis (8%), bens de consumo semi e não duráveis (1%) e bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (4,3%). No sentido oposto, os bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo tiveram queda, de 0,3%. 

Com investimento de 12 bilhões de dólares, a maior ilha artificial do mundo foi construída com milhões de toneladas de areia e pedra e transformou o litoral de Dubai em um paraíso tecnológico

Com resistência 200 vezes superior ao aço e espessura de apenas um átomo, o grafeno virou o material mais revolucionário do século ao prometer baterias infinitas e aviões ultraleves

Com movimentos 100% elétricos e agilidade superior à humana, o novo robô Atlas da Boston Dynamics virou o maior marco da robótica em 2026 ao ser preparado para realizar resgates em locais impossíveis para pessoas

Ibovespa recua após sequência de recordes e acompanha cautela no exterior

Com 26 metros de altura e colunas de 1791, o Portão de Brandemburgo tornou-se o maior símbolo da paz e da história da unificação alemã em Berlim

Homem constrói um closet para a esposa utilizando uma antiga técnica que foi aprendida com seu professor

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.