BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Valuation: arte, ciência, craft ou magia? (Parte 1)

Alexandre Cracovsky Por Alexandre Cracovsky
06/07/2023
Em OPINIÃO

Começo o artigo com essa pergunta feita pelo papa do valuation, Aswath Damodaran, porque, ao longo da minha carreira como advisor, testemunhei em primeira mão a complexidade que é avaliar uma empresa — tanto para quem está no sell side quanto para quem está no buy side.

Um bom valuation começa com técnica: modelos robustos, taxas de desconto apropriadas e a realização de análises de sensibilidade para avaliar o impacto de diferentes cenários. No entanto, precisão e certeza são substantivos que não caracterizam o processo de valuation,  pois cada empresa é única, bem como o contexto econômico em que as transações de M&A ocorrem. 

Por isso, não dá para usar a mesma régua para tudo e todos. Cada métrica e abordagem de valuation deve levar em conta o segmento no qual a empresa se encontra, o tipo de transação e o comportamento do mercado naquele momento. Não dá para aplicar o método de múltiplos de EBITDA em casos de EBITDA negativo, por exemplo. 

Ou utilizar o método do Dr. Parik Patel, BA, CFA, ACCA Esq para avaliar a Tesla (risos):

Fonte: Twitter

Uma pesquisa realizada pela Mergermarket e a Firmex com 25 dealmakers norte-americanos reforça essa ideia de que a avaliação de empresas não é uma ciência exata. Quando questionados sobre a precisão dos valuations em uma escala de 1 a 5, sendo 1 altamente impreciso e 5 altamente preciso, a resposta média foi de 3,28. 

Fonte: M&A Valuation: Trends, Challenges and Horror Stories

Existem diversos fatores — objetivos e subjetivos — que impactam no valor de uma empresa, exigindo dos advisors habilidades que vão além de métricas e planilhas rebuscadas. O primeiro é a volatilidade do cenário político-econômico brasileiro. 

Questões como inflação e taxas de juros, e mudanças políticas podem afetar os fluxos de caixa futuros, o potencial de crescimento de uma empresa e seu perfil de risco, tornando as projeções e avaliações de risco mais complexas ainda e, consequentemente, o seu valor. 

O segundo fator é a dicotomia existente entre sell side e buy side com relação ao valor do negócio. Geralmente, em uma transação de M&A, o preço que o comprador está disposto a pagar é inferior ao que o outro lado está disposto a oferecer, porque as partes avaliam os ativos intangíveis sob perspectivas diferentes. 

Tomando como base o mesmo estudo que citei acima, 36% dos entrevistados acreditam que a diferença no valuation entre vendedores e compradores se dá por opiniões divergentes com relação ao potencial de crescimento da empresa. Outros 32% atribuem a discrepância a questões como valor de marca e propriedade intelectual. 

Somado a isso, transações de M&A são mediadas por seres humanos, e todos nós possuímos vieses cognitivos e inconscientes que influenciam as decisões que tomamos ou deixamos de tomar. Por exemplo, já vi muitos valuation “sentimentais” onde na cabeça dos donos o negócio vale muito mais do que o mercado está disposto a pagar. Esta tendência a supervalorizar aquilo que é nosso os pesquisadores atribuíram o nome de efeito dotação (endowment effect) ou efeito posse.

Outro exemplo, ao ver que muitas empresas do segmento estão vendendo seus negócios, executivos de outras companhias podem decidir seguir o mesmo caminho sem necessariamente pesar todos os prós e contras dessa ação. É o que a economia comportamental chama de efeito adesão ou efeito bandwagon. 

Na foto, o professor de finanças, investidor e papa do valuation. Ao lado dele, Aswath Damodoran, risos. Crédito: Arquivo pessoal. 

Esses detalhes que mencionei são alguns dos responsáveis por tornar o valuation um processo tão complexo e, ao mesmo tempo, uma estrela guia para os investidores. Mas o que fazer para dominá-lo? Seria o valuation uma arte que requer “dons mágicos” para ser executada?

Leia Mais

Gabriel Galípolo

Galípolo diz que Brasil precisa enviar sinais claros para atrair capital estrangeiro

12 de fevereiro de 2026
Créditos: depositphotos.com / BrianAJackson

A semana no mercado: inflação, atividade econômica e temporada de balanços

9 de fevereiro de 2026

A resposta é não. Neste sentido, concordo com Damodaran: o valuation é uma craft. Na tradução livre para o português, a palavra significa “exercer habilidade em fazer (algo)”. Ou seja, pode se dizer que a capacidade de avaliar empresas é algo que exige técnica, tempo, disciplina, e, claro, acertos e erros para ser aprimorada.

Como chegar no valuation ideal? Onde o Damodaran me falou para investir no dia dessa foto? Cenas para o próximo artigo (parte 2)…

*Alexandre Cracovsky, CFA, tem anos de experiência em M&A. É Vice-presidente na ADVISIA Investimentos, onde assessora empresas em transações tanto no sell-side quanto no buy-side

A vila de 929 habitantes escondida entre serras mineiras onde o tempo desacelera e a natureza domina a paisagem

Com 21 arcos de concreto e 380 metros de extensão, o viaduto de 1901 na Escócia tornou-se o maior ícone ferroviário mundial e cenário cinematográfico

O fim do tijolo quebrado e do reboco grosso: Sistema Arxx utiliza conectores exclusivos e encaixe “macho-fêmea” para entregar paredes milimetricamente alinhadas, com desperdício zero e isolamento térmico superior

Macron: Europa precisará criar “regras de coexistência” com a Rússia após guerra na Ucrânia

Com um vão livre de 74 metros sustentado por pilares vermelhos, o MASP de 1968 tornou-se o maior símbolo da arquitetura moderna e da arte em São Paulo

Ibovespa fecha semana em alta apesar de realização de lucros no fim dos pregões

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.