
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento para a exportação de 11 jatos comerciais E-175 da Embraer (EMBR3) para a empresa aérea dos Estados Unidos Alaska, a quinta maior companhia aérea norte-americana.
Segundo o comunicado, o financiamento será na ordem de R$ 1,3 bilhão e cobre uma parcela do investimento total da Alaska na compra dos aviões. O aporte ocorrerá por meio do BNDES Exim Pós-embarque, com desembolsos realizados em reais no Brasil em favor da Embraer.
“O BNDES é um parceiro histórico da Embraer no apoio às exportações de aeronaves, permitindo manter no Brasil empregos de alta qualificação, gerando investimentos expressivos e fortalecendo a posição do Brasil no mercado internacional”, disse o presidente Aloizio Mercadante.
“O apoio à exportação é essencial para impulsionar a competitividade nacional, gerar empregos e contribuir para a balança comercial”, avaliou.
As aeronaves serão entregues entre 2023 e 2024 para a Horizon, subsidiária da Alaska, no âmbito de contrato comercial previamente celebrado com a Embraer.