
O Ibovespa opera entre perdas e ganhos nesta quinta-feira (6), uma vez que os investidores reagem aos dados de seguro-desemprego e às falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Por volta das 11h05, o principal índice da bolsa brasileira opera em leve queda de 0,17%, cotado a 100.948 pontos.
Haddad comentou que o arcabouço vai permitir uma diminuição dos juros, e acredita que está havendo uma convergência entre a política fiscal e a monetária. Em entrevista à BandNewsTV, o ministro enfatizou que o governo não irá criar novos tributos e não ocorrerá aumento de alíquota dos tributos existentes,
Indicadores
Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou que os novos pedidos de seguro-desemprego caíram para 228 mil na semana encerrada em 31 de março. O número ficou acima das expectativas do mercado, que esperavam 200 mil solicitações. Na semana anterior, os pedidos somaram 246 mil, conforme dados revisados.
No Brasil, oito dos 15 locais pesquisados apresentaram taxas negativas com a variação negativa de 0,3% na indústria nacional em janeiro, na série com ajuste sazonal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos últimos 12 meses, o setor industrial recuou 0,2% e sete dos 15 locais pesquisados acompanharam o resultado negativo.
Cenário corporativo
Gol (GOLL4) – A companhia aérea divulgou sua prévia operacional referente ao mês de março. No período, a oferta total (ASK) da companhia avançou 13,3% em comparação com março de 2022. Além disso, a demanda total (RPK) cresceu 17,7% no terceiro mês deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Já a taxa de ocupação ficou em 82,3% no mês passado, ante 79,5% de março de 2022.
Prio (PRIO3) – A petroleira comunicou ao mercado na quarta-feira (6), após o fechamento da bolsa, que iniciou a produção do poço 7-FR-61HP-RJS no Campo de Frade. Segundo fato relevante, o polo inicia com produção estabilizada de aproximadamente 11 mil barris de óleo por dia. “Com isso, o Campo de Frade superou a marca de 50 mil barris de óleo por dia e a Prio superou a marca de 90 mil barris de óleo por dia”, afirmou a petroleira.
Light (LIGT3) – A elétrica informou ao mercado uma reorganização em sua estrutura de governança. O executivo Octavio Cortes Pereira Lopes renunciou ao comando de duas subsidiárias da companhia, mas se mantém como diretor-presidente da holding. Segundo o comunicado, Thiago Freire Guth irá assumir a chefia das controladas. “A mudança não tem qualquer implicação nas estratégias em curso de readequação da estrutura de capital do grupo”, afirmou a Light, que destacou que a mudança se trata tão somente de uma racionalização da estrutura organizacional do grupo.