
Após dois anos de restrições por conta da pandemia de Covid, o Carnaval voltou a acontecer no Brasil, que nada mais é do que uma das festas mais características da cultura brasileira.
Além de deixar o público ansioso, a festa popular também está deixando empresas e produtores animados, já que de acordo com algumas estimativas do mercado, o carnaval de 2023 pode chegar a movimentar cerca de R$ 8 bilhões, além de atrair centenas de milhões de dólares de estrangeiros que desembarcam no Brasil para a festa. Ao todo, o Ministério do Turismo estima que 46 milhões de pessoas deverão pular o Carnaval 2023 no país.
Nesse contexto, é importante destacar que nem todos os brasileiros gostam de carnaval, mas é inegável que o evento é uma espécie de “nitro” para a economia do país, sendo uma parte expressiva da receita de empresas que trabalham na produção e na comercialização de eventos.
Levantamentos e expectativas
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável pelo levantamento de expectativas financeiras para o carnaval, avalia que a folia só não será ainda maior em 2023 devido a um contexto doméstico de alta taxa de juros no país.
Mesmo com a alta na inflação e nos juros, a expectativa de que o caraval movimentará R$ 8,2 bilhões de 2023. O número representa um aumento de 26,9% sobre 2022, mas ainda 3,3% abaixo do registrado em 2020, o último pré-pandemia. Ainda de acordo com a CNC, cerca de 85% da receita deve ser gerada por três segmentos. Eles são: bares e restaurantes (com movimentação esperada de R$ 3,63 bilhões), transporte de passageiros, segmento que pode beneficiar empresas listadas como Latam, Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4), (R$ 2,35 bilhões), e serviços de hotelaria e hospedagem (R$ 890 milhões).
Empresas de lazer e cultura têm expectativa de movimentar R$ 780 milhões. Já R$ 530 milhões virão de outros segmentos, como aluguel de veículos. Nesse seguimento grandes empresas como a Localiza (RENT3) e Movida (MOVI3), e agências de viagens, como CVC (CVCB3) e Decolar (DESP).
O fluxo de dólares também deverá ser relevante, mas não há uma estimativa oficial. Como efeito de comparação, em 2020, cerca de 670 mil turistas vieram ao Brasil para o Carnaval, trazendo ao país US$ 478 milhões.
Empregos para o Carnaval
A expectativa da CNC é que a demanda extra por serviços turísticos no Carnaval deva gerar 24,6 mil vagas temporárias neste ano. A expectativa estimam a contratação de 4,4 mil cozinheiros, 3,45 mil auxiliares de cozinha e 2,21 mil profissionais de limpeza. São 9,4 mil postos a mais do que em 2021, mas 1,5 mil a menos que no último Carnaval antes da pandemia.
A maioria das vagas temporárias para os festejos ocorreu em 2014. Na época, devido a proximidade entre o evento e a Copa do Mundo do Brasil, a contratação chegou a 55,6 mil profissionais.