
Na madrugada desta quarta-feira (18), o Banco do Japão (BoJ) manteve suas taxas de juros inalteradas, contrapondo às pressões do mercado para que iniciasse um aperto monetário.
No entanto, ainda há incertezas sobre até quando o banco japonês irá resistir às pressões. Agora, as expectativas estão direcionadas ao IPC japonês de dezembro, que será divulgado ao mercado nesta sexta-feira (19).
Em contrapartida, na Europa os sinais são de desaceleração. Nesta quarta-feira (18), a inflação de dezembro foi revisada para um patamar menor. Vale destacar que, a inflação de dezembro, já havia surpreendido para baixo em sua primeira medição.
Nos Estados Unidos, membros do Fed, James Bullard, Raphael Bostic e Patrick Harker, discursaram na manhã desta quarta-feira (18). As expectativas dos investidores americanos, que se dividem entre uma recessão e uma cotação mais dura, terão pistas dos próximos passos do Fed nesta manhã.
No cenário doméstico, as atenções estão voltadas ao aumento do salário mínimo. Sendo assim, Lula se reúne com líderes sindicais para discutir nesta quarta-feira (18).