
Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em decorrência da falência de múltiplos órgãos devido a complicações de um câncer de cólon, conforme confirmou o boletim médico.
O ex-atleta estava internado desde novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para reavaliação do tratamento de um câncer no cólon. Ele teve diagnosticada uma infecção respiratória nesse período.
Pelé: Carreira
Pelé, conhecido como Rei do Futebol, nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Ele começou a carreira de jogador de futebol no infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube, em São Paulo, onde conquistou o bicampeonato em 1954 e 1955.
O jogador chegou ao Santos em 1956 graças ao futebolista Waldemar Brito e atuou durante quase toda sua carreira no Santos, até 1974. No período, Pelé levou o clube a conquistar dez títulos estaduais, seis campeonatos nacionais, além de duas Copas Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1962 e 1963.
Na seleção brasileira, o Rei do Futebol fez sua estreia em 1957 em uma partida contra a Argentina. Pelé atuou em quatro Copas do Mundo (entre 1958 e 1970) com o Brasil, e foi campeão em três delas. Enquanto jogava na seleção, ele recebeu a camisa 10, símbolo que ficou imortalizado na história do futebol.
Pelé ainda é considerado o jogador mais jovem a vencer uma Copa do Mundo, ao ganhar o torneio em 1958 aos 17 anos e 227 dias de vida. Edson Arantes marcou um total de 95 gols com a camisa da seleção brasileira e teve a última partida em 1971, em amistoso contra a Iugoslávia.
Após o longo período como jogador do Santos, Pelé foi atuar no New York Cosmos, nos Estados Unidos, onde jogou de 1975 até 1977, quando ganhou o Campeonato da Liga Americana (NASL).
No dia 1º de outubro de 1977, o Rei do Futebol se despediu dos gramados em uma partida entre os Cosmos e o Santos. Nessa partida, Pelé atuou o primeiro tempo com a camisa da equipe americana e o segundo com o uniforme do time brasileiro.
No mesmo ano de sua aposentadoria, o Rei tornou-se Embaixador Mundial do Futebol. Em 1981, Pelé foi eleito “O Atleta do Século”, em votação realizada pelo jornal L’Équipe.
Pelé totalizou 1.282 gols em sua carreira, conquistado em 1.366 partidas oficiais. O milésimo gol do jogador, que entrou para a história, foi marcado no Maracanã no dia 19 de novembro de 1969, em uma cobrança de pênalti na partida entre Santos e Vasco.