
O esperado “rally de Natal”, que ocorre de forma frequente nas últimas semanas do ano, podem ter sofrido um baque, visto que o Federal Reserve mostrou informações que vão de encontro ao que os investidores gostariam. Assim, pode-se dizer que o BC norte-americano jogou “um balde de água fria no mercado”, conforme analisou o estrategista da Avenue, Guilherme Zanin.
O principal ponto que surpreendeu analistas, e causou o mau humor logo após a divulgação da decisão de política monetária, foi a expectativa da “taxa terminal”. Conforme destacou a Avenue, a maioria dos membros do Fed estimaram que os juros alcance 5,10% em 2023, e que “esperam manter as taxas mais altas até o próximo ano, sem reduções até 2024”.
“A medida visa garantir que o Banco Central dos Estados Unidos consiga frear ainda mais a inflação e que a autoridade tenha mais evidências de que a política monetária foi efetiva”, analisou Zanin. Ele lembrou também o trecho do Fed que fala sobre os aumentos contínuos dos juros para levar a inflação à meta de 2%.
“Na nossa visão, o Banco Central busca manter o discurso mais duro contra a inflação. Contudo, diversos indicadores demonstram que a desaceleração tanto da inflação como da economia já estão ocorrendo”, avaliou o estrategista da Avenue. “A defasagem do repasse da política monetária deve fazer com que os membros do Fed avaliem com maior parcimônia tanto aumentos futuros, como também já devem começar a reavaliar possíveis quedas nos próximos anos.”
Com o atual ambiente de juros elevados, o investimento que mais faz sentido são nos Bonds, títulos de renda fixa norte-americanos. “Os investidores podem travar rendimentos recorrentes em renda fixa, enquanto esperam que a montanha-russa continue no mercado de ações”, recomendou Zanin.
Quer investir em Bonds e aproveitar o bom momento da renda fixa norte-americana? Abra sua conta na Avenue.