Já imaginou investir em grandes empreendimentos imobiliários dos Estados Unidos, ganhar com a valorização dos imóveis e ainda receber renda em dólar pelo aluguel dessas propriedades? Pois esse tipo de aplicação é possível com os Reits, os fundos imobiliários norte-americanos.
O mercado de Reits nos EUA é muito grande e consolidado, já que sua criação aconteceu na década de 1960. A corretora digital Avenue, com sede nos EUA, destaca que existem dois tipos principais de Reits: um deles são os fundos de “tijolo”, que investem em imóveis físicos e são chamados de equity Reits.
Nestes fundos, os administradores investem em uma série de propriedades, voltadas para a geração de renda através de alugueis.
Também existem os fundos de “papel”, conhecidos como Mortgages Reits, que investem em ativos financeiros atrelados ao mercado imobiliário. Também há os fundos híbridos, que mesclam ambas as estratégias.
Através dos Reits, o investidor pode investir em lajes comerciais, shoppings centers, apartamentos, asilos, hospitais, galpões e até mesmo cemitérios, destaca a Avenue.
Por ter cotas negociadas em Bolsa, o produto oferece liquidez ao investidor e possibilita a diversificação dos recursos, seja com a aplicação em um fundo com diversos ativos imobiliários, ou montando uma carteira com diferentes tipos de Reits.
Uma parte dos ganhos do investidor é obtida pela variação da cota no mercado. A outra parte vem dos ganhos com dividendos, que são distribuídos periodicamente. Normalmente eles pagam dividendos trimestralmente e, diferente do Brasil, existe tributação na fonte – em geral de 30%.
Lembrando que o cliente Avenue que investe em Reits recebe seus dividendos dolarizados, já livre de impostos. Ele tem apenas o dever de informar à Receita Federal brasileira o valor recebido e o valor retido na fonte nos EUA.
Quer investir em Reits e ganhar dividendos em dólar? Abra agora mesmo sua conta na Avenue.