
Na quarta-feira (17), de acordo com a Boom Supersonic, startup americana, um novo avião está em plano de desenvolvimento. Mesmo ainda no papel, ela já atrai o interesse de companhias aéreas.
A startup já divulgou algumas diferenças dessa nova aeronave para as que conhecemos hoje, e são elas: Velocidade máxima de 1,7 Mach (ou 1,7 vez a velocidade do som), o que na altitude de cruzeiro (60 mil pés ou cerca de 18 km) representa aproximadamente 1.800 km/h. Ela terá uma autonomia de 7.867 km. A Capacidade para transportar será menor, de 65 a 80 passageiros. Por fim, seu tamanho será de 61 metros de comprimento e 32 metros largura.
Segundo a Boom, já há 130 encomendas pelo avião feitas pelas companhias, American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.
O primeiro voo do avião está previsto em quatro anos, para 2026, e os primeiros passageiros serão transportados três anos depois, no ano de 2029.
A expectativa da Boom Supersonic é de que seu avião vai reduzir pela metade o tempo em mais de 600 rotas pelo mundo. De acordo com a fabricante, o Overture dobrará a velocidade dos aviões comerciais mais rápidos de hoje (900km/h para 1800km/h) quando estiver sobrevoando o mar. Já na terra, a velocidade sobe apenas um pouco, tendo um desempenho 20% superior aos demais.
Para efeito de comparação, viajar de Miami para Londres hoje dura quase 9h, e o Overture terá uma duração de somente 5 horas.