Com o uso da tecnologia blockchain, a startup brasileira Green Mining conseguiu coletar mais de 15 toneladas de resíduos plásticos. Os resíduos foram recuperados na cidade de São Paulo por meio de uma parceria com o Hotel Lancaster.
Desse modo, todo o plástico recuperado pelo projeto foi incorporado a uma coleção de NFTs, que serão conectados com experiências no mundo físico, como a possibilidade de reservar quartos em um dos mais conceituados hotéis de Paris (FRA).
De acordo com Green Mining, cada um dos 15 NFTs emitidos está associado a um quarto de hotel. Nesse sentido, ao realizar a reserva em uma dessas acomodações, o dono do NFT irá encontrar, ao lado de uma obra de arte, a Garantia de Recuperação de Plástico (PRG) que comprova que uma tonelada de embalagem plástica foi reciclada no Brasil.
A startup declarou que conseguiu expandir o valor de cada quilo de resíduos plásticos recuperados e que isso ajudou a Green Mining a aumentar a formalização de catadores, muitos dos quais este é o primeiro emprego real.
Uma parcela dos NFTs da coleção foram vendidos desde o lançamento há pouco mais de uma semana no Plastiks, um mercado de NFTs focado no setor de gestão de resíduos e reciclagem.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.