Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Mercados

Bolsas caem, aprovação da PEC dos Combustíveis e o que move o mercado

Por BMCNEWS
01/07/2022
Em Mercados
B3 (B3SA3) tem Perspectiva Fortemente Abalada pela Ativa Investimentos

B3 25/07/2019 B3 (B3SA3) tem Perspectiva Fortemente Abalada pela Ativa Investimentos

EnviarEnviarCompartilhar

Os índices futuros dos Estados Unidos recuam nesta sexta-feira (1º), com a inflação e os aumentos das taxas de juros continuando a pesar no radar dos investidores. Os mercados seguem cautelosos, com o S&P 500 fechando o primeiro semestre deste ano com queda acumulada de 20,5%, o pior resultado nos últimos 50 anos, enquanto o Nasdaq caiu 22,4%, pior marca desde 2008.

Mesmo com a mudança de semestre, a confiança do mercado pode continuar abalada com os choques causados pela guerra na Ucrânia e as pressões inflacionárias. Em evento no Fórum do Banco Central Europeu, as principais autoridades monetárias do mundo Ocidental já destacaram o compromisso de frear o avanço dos preços ao consumidor com aumento nos juros, além de admitirem a chance de uma recessão no processo.

No Brasil, o Ibovespa caiu 1,09% ontem e terminou os primeiros seis meses de 2022 com queda de 5,99%, perdendo o patamar dos 100 mil pontos. Para o segundo semestre, o mercado pode experimentar uma montanha russa, que contará com eleições presidenciais e o possível fim do ciclo de alta da Selic.

No cenário político, o Senado aprovou, em dois turnos, a PEC que irá liberar R$ 41,25 bilhões fora do teto de gastos para auxílios nos combustíveis no aumento do Auxílio Brasil, entre outros. O texto foi aprovado com 90 dias antes das eleições. O projeto também permitirá um estado de emergência, que blinda o presidente Jair Bolsonaro das contestações por descumprir a lei eleitoral.

Entre os indicadores econômicos, o IPC-S da quarta quadrissemana de junho de 2022 variou 0,67% e acumula alta de 10,31% nos últimos 12 meses, conforme mostram dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Já a inflação da zona do euro acelerou para 8,6% em junho na base anual, de 8,1% em maio, superando as expectativas de 8,4%, de acordo com resultados preliminares da Eurostat. O aumento das pressões sobre os preços, e o pico ainda pode estar a meses de distância, o que reforça os argumentos a favor de um rápido aumento dos juros pelo Banco Central Europeu a partir deste mês.

Bolsas da Ásia

As bolsas na Ásia terminaram o dia em queda nesta sexta, com o mercado chinês acompanhando as preocupações dos investidores com as perspectivas econômicas globais, embora os principais índices tenham avançado pela quinta semana consecutiva já que a economia doméstica mostrou sinais de recuperação com a queda da Covid-19.

Agenda econômica

▪️Alemanha: PMI/S&P Global industrial de junho (4h55);
▪️Zona do euro: PMI/S&P Global industrial de junho (5h);
▪️Reino Unido: PMI/S&P Global industrial de junho (5h30);
▪️Zona do euro: Índice de preços ao consumidor (CPI) de junho (6h);
▪️FGV: IPC-S deve acelerar a 0,72% em junho (8h);
▪️EUA: PMI/S&P Global industrial de junho (10h45);
▪️EUA: PMI industrial do ISM/Chicago de junho (11h);
▪️EUA: Investimentos em construção em maio (12h);
▪️EUA: Dados semanais da Baker Hughes sobre poços e plataformas em operação (14h);
▪️Secex: Balança comercial deve ter superávit de US$ 9,90 bilhões em junho (15h).

Notícias Em Alta

De olho no mercado: investidores monitoram cenário político, IPCA e shutdown americano

De olho no mercado: investidores monitoram cenário político, IPCA e shutdown americano

9 de outubro de 2025
Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Setores reagem à queda da MP 1.303 e apontam vitória do diálogo e da segurança jurídica

9 de outubro de 2025

*Com BM&C Now e BDM

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Tags: bolsas mundiaisManchetemercado hoje
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Direitos e Benefícios

Jornada, direitos e deveres do aprendiz explicados de forma simples

10 de outubro de 2025
Carros

Com investimento bilionário, BYD dá largada em sua produção nacional de carros!

10 de outubro de 2025
Direitos e Benefícios

Trabalha sem registro? Veja o que a lei realmente diz

10 de outubro de 2025
Carros

Com investimento bilionário, BYD dá largada em sua produção nacional de carros!

10 de outubro de 2025
  • Análises
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • AO VIVO
  • Fale conosco
  • Gastronomia
  • Home – BM&C – XP
  • Home – BM&C – XP1
  • Investimentos
  • Mercado & Beyond
  • Mercado Internacional
  • Política de Privacidade
  • Sobre a BM&C NEWS
  • Termos de uso
  • Ultimas noticias

336×280
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos