Desde a última sexta-feira (3), trabalhadores podem usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para comprar ações da Eletrobras (ELET3;ELET6). O período de reserva acaba em 8 de junho. A privatização da Eletrobras pode movimentar mais de R$ 35 bilhões. Segundo o Estadão, as ordens feitas por grandes investidores já superam o volume da oferta em cerca de 50%.
Quem deseja usar o recurso pode comprar de R$ 200 até 50% do saldo do FGTS. As pessoas podem realizar simulações no aplicativo do fundo. Além disso, a aquisição pode ser feita por meio de bancos ou corretoras.
O investimento pode ser de duas categorias: fundos mútuos de privatização (FMP), com dinheiro disponível na conta do FGTS, e FMPs Migração, com recursos transferidos de outras carteiras da mesma modalidade.
Vale ressaltar que quem comprar ações da Eletrobras com FGTS terá que esperar um ano para vendê-las. Após esse período, se o trabalhador vender os papéis, o dinheiro voltará para a conta do FGTS.
Como comprar ações da Eletrobras?
O trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS e clicar em “Autoriza Agente Financeiro”. Depois, o investidor tem que informar o banco ou corretora escolhida e quanto quer investir. A maioria das instituições financeiras tem mais de um tipo de fundo, a pessoa deverá escolher qual prefere.
Vale lembrar que quem não possui dinheiro na conta do FGTS também pode comprar ações da Eletrobras durante o mesmo período. O processo é igual ao da compra de ações em outras ofertas.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.