Depois de uma sequência de altas, o Ibovespa encerrou o pregão desta sexta (28) em queda, devolvendo os ganhos que teve recentemente. Entretanto, o principal índice da bolsa brasileira ainda acumula alta de 6,5% no primeiro mês de 2022.
Na agenda doméstica, tivemos a divulgação dos dados de desemprego no Brasil recuou para 11,6% no trimestre encerrado em novembro, queda de 1,6 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior.
No campo corporativo, a Oi (OIBR3; OIBR4) se destacou devido a um comunicado enviado pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre as fortes oscilações que os papéis sofreram nas últimas semanas. Ontem, as ações da operadora tiveram uma alta de 10%. A companhia pontuou que não há fatos ou atos relevantes que, em seu entendimento, possam justificar possíveis “oscilações atípicas no número de negócios e na quantidade negociada de ações, além daqueles amplamente já divulgados ao mercado”.
Em NY as bolsas renovaram suas máximas em clima de recuperação, com o mercado absorvendo bem o PCE que avançou 0,5% em dezembro em relação ao mês anterior, dentro das estimativas, conforme os dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Bureau of Economic Analysis (BEA).
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em queda de -0,62%, cotado a 111.910,10 pontos.
O dólar comercial fechou em queda de -0,62%, cotado a R$ 5,390
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em alta. O S&P 500 fechou em valorização de +2,44% (4.432,00), o Nasdaq registrou alta de +3,13% (13.770,57), enquanto o Dow Jones encerrou o dia subindo em +1,66% (34.726,20).
Confira os destaques desta quinta-feira:
IGP-M avança 1,82% em janeiro, mostra FGV
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,82% em janeiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice acumula alta de 16,91% em 12 meses.
Dentre os componentes do indicador, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 2,30% em janeiro, após alta de 0,95% em dezembro.
“A inflação ao produtor segue espalhada. Os preços dos bens de investimento subiram 2,07%, ante 0,78%, em dezembro de 2021. Já os preços de materiais e componentes para manufatura avançaram para 1,33%, depois de subirem 0,40% no mês passado. Por fim, o minério, embalado pela escalada do preço internacional, fechou janeiro com alta de 18,26% e respondeu por 52% do resultado do IPA”, afirma André Braz, Coordenador dos Índices de Preços da FGV.
Desemprego cai para 11,6% no trimestre encerrado em novembro, aponta IBGE
A taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,6% no trimestre encerrado em novembro, queda de 1,6 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O número de desempregados diminuiu 10,6% nesse mesmo período, chegando a 12,4 milhões, o que indica uma redução de 1,5 milhão de pessoas.
Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve queda de 14,5%, o que representa 2,1 milhões a menos em busca de trabalho.
“Esse resultado acompanha a trajetória de recuperação da ocupação que podemos ver nos últimos trimestres da série histórica da pesquisa. Esse crescimento também já pode estar refletindo a sazonalidade dos meses do fim de ano, período em que as atividades relacionadas principalmente a comércio e serviços tendem a aumentar as contratações”, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.