O Ibovespa registra instabilidade, oscilando entre o campo positivo e negativo nesta sexta-feira (28), depois de subir nos últimos três pregões e acumular uma alta de 4,33%.
Às 17h24, o principal índice da B3 caía 0,62% aos 111.915 pontos.
Nos EUA, o S&P500 sobe 1,41%, o Nasdaq ganha 1,63% e o Dow Jones avança 0,84%.
Por lá, o núcleo do PCE avançou 0,5% em dezembro em relação ao mês anterior, conforme os dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Bureau of Economic Analysis (BEA).
Já em comparação com o ano anterior, o núcleo do índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) avançou 4,9% em dezembro.
Entre os principais indicadores nacionais, a taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,6% no trimestre encerrado em novembro, queda de 1,6 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O número de desempregados diminuiu 10,6% nesse mesmo período, chegando a 12,4 milhões, o que indica uma redução de 1,5 milhão de pessoas.
Ainda por aqui, a inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,82% em janeiro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice acumula alta de 16,91% em 12 meses.
No campo corporativo, a Oi (OIBR3; OIBR4) enviou um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre as fortes oscilações que os papéis sofreram nas últimas semanas. Ontem, as ações da operadora tiveram uma alta de 10%.
A companhia pontuou que não há fatos ou atos relevantes que, em seu entendimento, possam justificar possíveis “oscilações atípicas no número de negócios e na quantidade negociadade ações, além daqueles amplamente já divulgados ao mercado”.
Já a Taurus (TASA4) anunciou que o Conselho de Administração aprovou um aumento de capital social de R$6 milhões.
Para o aumento, foram emitidas 988.749 novas ações preferenciais, com os mesmos direitos atribuídos as demais ações preferenciais da Companhia e participando em igualdade de condições a todos os benefícios.